Hospital 2 de Julho já atendeu mais de 760 pacientes vítimas de Bronquiolite nos primeiros meses do ano

Com apenas 10 meses, o pequeno João Vitor Mota enfrentou sua primeira internação. A causa, segundo a avó, Jussara Mota, foi a Bronquiolite - infecção viral que afeta as vias respiratórias inferiores, com maior incidência em crianças e idosos.

"Ele foi internado aqui no Hospital 2 de Julho e recebeu toda a assistência de que precisava. Depois de quatro dias, estamos indo embora com ele curado, graças a Deus", comemora.

João Vitor foi uma das mais de 162 crianças internadas por Bronquiolite desde o início de 2024 no Hospital 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed. No período de janeiro a meados de maio, o hospital acolheu 766 pacientes vítimas do agravo, sendo os meses de abril e maio, até então, os com maior incidência de internamentos, como explica a diretora-geral da unidade, Zorilmar Santana.

"Nos últimos dois meses, registramos mais de 420 internações motivadas pelo agravamento dos quadros de Bronquiolite, necessitando de uma maior assistência. Infelizmente vivemos uma elevação expressiva do número de internações causadas pelo aumento do número de casos de Bronquiolite e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Secretaria da Saúde do Estado, em conjunto com a Fabamed, seguem trabalhando para reforçar a rede assistencial e assegurar esse atendimento para quem mais precisa", destaca.

Com 259 leitos, o Hospital Estadual 2 de Julho conta com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de 70 UTI adulto, assistindo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, todos beneficiários do SUS e encaminhados à unidade por meio da Central Estadual de Regulação (CER).

Assessoria de comunicação Sesab