Governo brasileiro pretende proteger produtores de vinho

24 de Aug / 2018 às 07h25 | Variadas

Às vésperas de tentar fechar um acordo com a Argentina, para avançar, pelo menos no aspecto regional, nas negociações agrícolas Mercosul-União Europeia - que se arrasta há quase 20 anos -, os ministros brasileiros tiveram uma conversa preparatória interministerial. A ideia é encontrar uma saída para proteger produtores de vinhos e lácteos nas trocas na região.

A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que disse que vai se reunir com Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e Eduardo Guardia (Fazenda). Segundo ele, o encontro deve definir a estratégia para uma conversa com autoridades argentinas, que está agendada para esta sexta-feira (24).

“Da parte agrícola, praticamente falta definição sobre vinhos e lácteos. Não tem uma proposta brasileira, mas os produtores de vinho não têm condições de ingressar em um mercado aberto sem salvaguarda”, defendeu o ministro. O risco, segundo ele, é de que essa cadeia quebre diante da indústria argentina, mais consolidada.

Maggi não comentou a intenção do país vizinho em manter uma taxação sobre o açúcar brasileiro. As negociações fizeram com que o ministro deixasse Curitiba, onde chegou na tarde de de quinta (22) para participar do Fórum de Agricultura da América do Sul, mais cedo do que o previsto.

Agencia Brasil Foto: Embrapa-Viviane Zanella

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.