Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Comissão Permanente de Mulheres Rurais se reúne para fortalecer Marcha das Margaridas

publicado em 14 de Setembro / 2018 às 10:30 | Variadas

Nesta sexta-feira (14) acontece o 4º Encontro de Formação da Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE), na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-PE), localizado Rua Alfredo Lisboa, 188. O evento tem como objetivo desenvolver ações de fortalecimento da comissão por meio da troca de conhecimentos, experiências e estratégias que estão sendo elaboradas para a VI Marcha das Margaridas, que acontece em 2019.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, floresta e das águas que integram a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.

É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre suas condições de vida. O movimento é permanente, assim as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequênciascruéis à vida delas, na atual conjuntura, como também de resistência ao golpe aos direitos e a democracia.

Realizada a partir de 2000, a marcha tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.

O Encontro contará com representantes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do PRORURAL, ITERPE, IPA e da ADAGRO, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sob a coordenação da SecMulher-PE. Representantes do Programa Chapéu de Palha Mulher e do Comitê de Monitoramento do ProgramaHorta em Todo Canto/ Caisan-PE, que apresentarão o andamento dos trabalhos desenvolvidos no contexto atual.

A Comissão é formada por 15 movimentos sociais: Articulação das Pescadoras de Pernambuco; APOINME; CPT; FETAPE; FETRAF; MMTR-NE; MPA; MLST; MST; Convergir Mulher; Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada; Rede de Mulheres Indígenas; Rede de Mulheres Mandiocultoras; Rede de Mulheres Quilombolas.

A CPMR-PE segue com o compromisso de defender os direitos das mulheres rurais por meio da articulação e do controle social das ações públicas e privadas, e da promoção da igualdade de gênero, com recorte de raça, classe, geração e orientação sexual, contribuindo para a autonomia da população feminina rural.

Ascom

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.