Campo Formoso é destaque em agência de notícias internacional como exemplo de boas práticas de gestão

19 de Sep / 2018 às 21h30 | Variadas

Campo Formoso foi destaque em matéria da Agência de Notícias BBC News Brasil, filial da internacional BBC de Londres. O motivo? Exemplo de boas práticas de gestão com a implantação do Vetor Disciplinar na Escola Maria do Carmo de Araújo Maia. Essa ação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura, caminho para melhorar os resultados de suas unidades de ensino básico.

“O projeto foi implantado após análise e detecção de inúmeros problemas sociais como violência no ambiente escolar, comercialização e consumo de drogas, além do baixo desempenho escolar. A viabilidade se deu por conta do empenho da prefeita Rose Menezes e do então Major Mascarenhas que não mediram forças para conseguir a implantação da escola com Sistema CPM.  

Essa conquista é extremamente importante para a formação do cidadão, porque reforça os conceitos de disciplina, organização e concentração nos estudos. A escola conta com dois diretores sendo um da parte pedagógica e outro da parte disciplinar. A matriz curricular segue a da rede municipal em consonância com o sentimento de amor à pátria, d a sadia mentalidade de disciplina consciente”, relata o Capitão Crishwelber, responsável pela elaboração do projeto.

"Eu ando pelas escolas e a verdade é que a educação está um desastre total. Precisava tomar alguma atitude, e o caminho que encontramos foi esse, focar na disciplina para buscar um melhor desempenho. O tráfico estava na porta da escola. Era desesperador. A bagunça não permitia que nenhuma aula tivesse 50 minutos. Como eu ia controlar isso? Não é militarização da escola, mas era preciso fazer algo”, ressalta a prefeita Rose Menezes.

Mudanças

A mudança já é perceptível em apenas cinco meses da implantação.  “Nós constatamos um avanço muito grande dos nossos alunos, referente aos cuidados com a unidade escolar, respeito aos colegas, aos professores e funcionários. Nós conseguimos também trazer os pais para dentro da escola, o que antes não acontecia. Há relatos de pais onde enfatizam que as relações, até no âmbito familiar dos alunos da escola, mudaram para melhor”, descreve a Secretária de Educação do município, Anizete Laborda.

Jeane, mãe de um aluno da Escola Maria do Carmo, aprovou o novo método implantado na instituição. "Lutei para ele entrar nessa escola e estou gostando muito. Os professores são ótimos e sempre pergunto como está sendo o desempenho do meu filho. É importante essa cooperação escola-família. Em casa, ele melhorou o comportamento, mas espero que no próximo ano ele melhore ainda mais”, disse.

Investimento na educação

A Escola Maria do Carmo, primeira do Estado a receber o Vetor Disciplinar, contabilizou nota 2,8 no Ideb 2017 do 5º ano - divulgado em março deste ano -, quando a meta era 4,3. Com meta 4,0, a nota do 9º ano foi 2,7. Os resultados estão ainda muito abaixo da meta, porém, diversas ações estão sendo executadas para que o desempenho dos alunos melhore nos próximos anos. Podemos destacar: aulas de reforço, música, dança e esporte, acompanhamento com psicopedagogo, o estímulo a participação familiar, além da formação de professores.

Por falar em investimento na educação, professores, militares e servidores participaram recentemente do Curso de Gestão da Rede de Ensino, ministrado pelo Capitão PM Altamiro Conceição Oliveira. O encontro serviu para fazer um balanço dos cinco meses de implantação do sistema CPM na Escola Maria do Carmo, além de oferecer a troca de experiências. A ideia é que essa formação aconteça em toda a Rede de Ensino Municipal.

E tem mais: a equipe da escola, juntamente com o Departamento Pedagógico, irá desenvolver um projeto de intervenção para melhoramento da aprendizagem, além de mudança no regimento interno.

Ascom Campo Formoso

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.