MÚSICA PERDE O TALENTO DE CEZAR DO ACORDEON, QUE TEVE DISCOS PRODUZIDOS POR NANA CAYMMI

18 de Sep / 2018 às 22h46 | Variadas

Abianto Valdevino Leite. Conhecido artisticamente por Cezar do acordeon. Nasceu no Cedro no dia 16 de dezembro de 1950. Abianto faleceu nesta terça-feira (18) devido complicações com diabetes. Em vida realizou turnês pela África, Portugal, Cuba e Argentina. Tocou com Bob Keys, saxofonista do grupo Rolling Stones.

Participou do projeto Asa Branca, criado por Dominguinhos estreando no teatro municipal de São Paulo. Compositor com mais de 20 álbuns entre discos e cds gravados. Trabalhou com vários artistas famosos e desde então, viveu exclusivamente da música na cidade de São Paulo. Nas entrevistas dizia amar Cedro,"lugar bom, de onde trago as lembranças de menino. Carregado nos braços do destino, vim parar nesta terra diferente, São Paulo".

"Quando logo plantei uma semente, que o tempo brotou, cresceu, floriu. E hoje colho, a nível de Brasil, os aplausos fiéis de minha gente". Palavras de Abianto Valdevino Leite, o Cezar do acordeon,  impressas na contracapa de seu LP “Nas quebradas do sertão”, lançado em 1991 pela BMG Ariola Discos, com coordenação da produtora cultural Nana Caymmi Discos.

Cezar do acordeon deixou o Ceará e viveu em São Paulo, com a intenção de difundir a cultura do forró. Orgulhoso de sua terra e de suas raízes culturais, Cezar era considerado um sanfoneiro versátil, que transitava por todos os estilos musicais. 

Deixou dezenas de discos lançados, entre os quais um belíssimo tributo a Gonzagão. Em bate-papo regado a música com Dominguinhos, em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia, Cezar relembrou os tempos em que tocaram juntos, e algumas histórias incríveis envolvendo o Rei do Baião, o Trio Nordestino e outros músicos importantes de sua geração.

Foto: Arquivo Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.