ARTIGO: A MORTE DOS AFOGADOS ABRAÇADOS  

28 de Sep / 2018 às 23h00 | Espaço do Leitor

Eu não costumo me dar ao trabalho de escrever anedotas ou comédias utilizando imagem de candidato vacilão. Digo isso apenas porque meu tempo é muito curto para gastar meu cabedal de palavras com coisas que por serem irrelevantes, não agregam em nada numa carreira jornalística. Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo como eu, sabe muito bem o que estou dizendo...

Mas agora, francamente! Se o PSDB queria ter um grande espaço na mídia para provar ao mundo sua incompetência política, eles dessa vez finalmente conseguiram. Estou falando do PSDB que já ficou oito anos no poder desse país e quase vinte anos à frente do governo de São Paulo. Como pode um partido tão grande e cheio de "cabeças pensantes" darem uma mancada tão grotesca como essa? Essa mancada tem nome e sobrenome, chama-se GERALDO ALCKMIN. É quase que inacreditável ver uma equipe de marketing muito bem paga, com os melhores marqueteiros, profissionais de comunicação ao darem o melhor de si e... assistirem no horário eleitoral o pior fiasco dessa eleição. Alckmin é tão inexpressivo e impopular que mesmo com o maior tempo na TV pelo horário eleitoral gratuito e mais as inserções nos intervalos das programações, não conseguiu sair do 9%! Tá lado à lado com a MARINA SILVA! Eu sei que é humilhante, mas na boa? A culpa nem chega a ser só do Alckmin não... Vejo que a culpa foi da liderança tucana em teimar com um político que francamente não conseguiu fazer um bom governo no próprio estado que tanto governou. Pasmem, até os próprios paulistas que várias vezes o elegeu, agora torcem o nariz para o "chuchu" sem brilho e sem gosto. Quase ninguém em São Paulo quer saber de Alckmin. Agora meu caro leitor, pare para raciocinar comigo.

Você sabe qual foi o critério que a liderança do PSDB utilizou para fazer essa tragicômica escolha? Sinceramente, eu não sei. O PSDB tem gente sábia, isso eu sei que tem. Mas por que essa gente não foi consultada? Para você ter uma ideia meu prezado leitor, até o próprio FERNANDO HENRIQUE CARDOSO demonstrou várias vezes (e não foi só eu que vi isso não) um certo desapreço com essa escolha de Alckmin para presidente. Por que será que o partido não ouviu a sua opinião?  Cardoso certa feita até acenou positivamente para um estranho pular para dentro do ninho tucano. Esse estranho era o LUCIANO HUCK. Mas Alckmin? Fernando Henrique nem fazia caso. Mas que papelão foi esse hein, PSDB? Agora estão apanhando de BOLSONARO porque vocês literalmente deixaram tudo ficar barato e fácil para ele. Que ver só uma coisa? Se vocês colocassem JOÃO DÓRIA no lugar de Alckmin, certamente os tucanos iriam para o segundo turno com BOLSONARO.

Dória é comprovadamente mais preparado, mais intelectualizado, mais objetivo e assertivo em suas palavras, convence melhor o eleitorado, tem um poder de síntese econômica que agrada aos banqueiros e empresários. Mas o que vocês fizeram? Literalmente deixaram um "jeca tatú", duas vezes mais inexpressivo ao objeto dessa minha crítica, um capacho do seu partido o PT e de seu "guru – presidiário" LULA. É, eu estou falando do "Jaiminho" – Fernando Hadadd,  aquele que foi considerado o pior prefeito que a cidade de São Paulo teve. Isso para pura e simplesmente  disputar essa parada no lugar do Alckmin de vocês se caso houver o segundo turno. Hoje, os marqueteiros de Alckmin ficam gastando seu tempo e dinheiro nosso publicando chamadas comerciais, na tentativa de desconstruir as imagens de Hadadd e Bolsonaro, É um desperdício! Isso sem contar com a mancha que o nome dessa empresa está fazendo em seu próprio portfólio! Cá entre nós: se você fosse candidato a cargo eletivo e tivesse que contratar uma assessoria de comunicação, você contrataria esses "profissionais" da campanha de Alckmin? Eu juro que não contrataria! Eles acham que essa velha e obsoleta forma de desconstruir imagens de seus adversários ainda funciona. Prova disso é que BOLSONARO quanto mais apanha, mais cresce!

Num futuro bem próximo pretendo escrever um livro de minhas reminiscências e algumas crônicas políticas. Certamente eu vou separar um capítulo que vai ter o título de "A MORTE DOS AFOGADOS ABRAÇADOS." Porque sinceramente, eu já vi ao longo desses meus cinquenta anos de vida, certos indivíduos cometerem alguns erros. Posso até citar a história do Ex-Presidente JOÃO GOULART, que fez aquela escolha infeliz de agradar a militares e comunistas ao mesmo tempo. Lembro-me também do Ex-Presidente FERNANDO COLLOR DE MELO desafiando o poderio do saudoso Jornalista ROBERTO MARINHO e sua imbatível REDE GLOBO, e como se não bastasse isso, também "sacaneou a inteligência" dos estudantes ao sugerir que esses tingissem suas caras de cor preta nas ruas. Até os índios passaram mal de tanto rir.  E finalmente, não posso esquecer-me da pior de todas: A "presidenta inocenta" DILMA ROUSSEFF brincando de queda de braço com os banqueiros brasileiros! E como ela gostava de "pedalar sua bicicletinha" e depois de algumas "quedas," ao ouvir as risadas de seus "coleguinhas", começa a vociferar birrentamente expulsando seus alegres  do "playground que brincava."

Mas agora falando sério (pelo menos vou tentar, né?), essa é a primeira vez que eu vejo uma coletividade partidária forte, com o apoio dos parlamentares do "centrão", dos maiores empresários de São Paulo e de todo o Brasil promoverem a maior piada pronta dessa Eleição 2018! Acho que no futuro até os filhos e netos deles vão rir muito dessa comédia pastelão. Pelo menos, para nós jornalistas que atuamos nas estressantes pautas políticas, essa comédia eleitoral está sendo um divertimento à nossa laboriosa jornada da busca das informações. Rimos a beça com esse "Titanic" verde-amarelo e meio "tucanado" afundando ao bater no DURO ICEBERG BOLSONARIANO sinalizado pelas pesquisas de opinião. É um Titanic verde à cor do chuchu, amarelo à cor do sorriso envergonhado de seus apoiadores e "atucanado" (narigudo ou bicudo) à chovinice do próprio Geraldo Alckmin. Segue o fluxo gente amiga!

 ERRY JUSTO Radialista e Jornalista

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