Moradores do bairro João Paulo II recebem a 1ª Feira de Saúde Única

29 de Sep / 2018 às 08h00 | Variadas

Os moradores do bairro João Paulo II receberam na última quinta-feira (27) a 1ª Feira de Saúde Única do bairro, realizada na Unidade Básica de Saúde. A comunidade pôde tratar de assuntos como saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, nesse dia de ações com iniciativa da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Secretaria da Saúde que encaminhou profissionais da área da saúde ao bairro.

A comunidade recebeu orientações sobre primeiros socorros, práticas integrativas e complementares, orientação sobre o uso de medicamentos, atendimento oftalmológico, odontológico, espaço lúdico sobre leishmaniose visceral, manejo dos resíduos sólidos, reiki, massagem, atividade física, aferição de pressão e glicemia, espaço de orientação a gestantes, cuidados ao comprar alimentos, vacinação antirrábica em cães e gatos. 

A enfermeira e gerente técnica da UBS do bairro João Paulo II, Marília Andrada Carvalho, acrescenta que a ação ainda contou com atendimento para criança da creche do bairro direcionado à saúde bucal. Os usuários também puderam realizar exames de auriocultura, indicado para diagnosticar infecção urinária.

“Tivemos 135 pessoas atendidas na unidade. Também foram realizados testes rápidos para diagnosticar Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST’s, onde diagnosticamos nove casos de sífilis, estes direcionados para o tratamento adequado pela rede municipal de saúde” relata.

A dona de casa Maria de Oliveira participou de várias atividades durante o dia na Unidade de Saúde e falou da satisfação pelo evento. “Gostei muito, participei de quase tudo que ofereceram aqui, fiz o teste de glicemia, participei da orientação sobre medicamentos, auriculoterapia. Só posso dizer que amei tudo isso, espero que volte mais vezes”, pontuou.

Elinete Carvalho / Estagiária SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.