Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Após reforma e reabertura, Museu do Sertão recebe mais de 20 mil visitantes

publicado em 10 de Outubro / 2018 às 21:30 | Variadas

O Museu do Sertão de Petrolina comemora, nesta quarta-feira (10), um ano de reabertura após a reforma feita pela prefeitura. Durante esses 365 dias, o ponto de cultura em memória ao homem sertanejo tem muito o que comemorar: foram mais de 20 mil visitantes, além da aquisição de novas peças ao acervo que conta com cerca de 3 mil itens.

Entre as novidades do memorial, destacam-se a revitalização do Jardim Sertanejo, que ganhou novas espécies da Caatinga; as vitrines em homenagem ao vaqueiro Laninho, importante figura regional, também conhecido pelo protagonismo da história do 'Romeu e Julieta do Sertão' e também o espaço sobre o mágico petrolinense Marcos Hione, que fez sucesso no Brasil e no mundo.

"O Museu do Sertão guarda a alma e a memória do homem sertanejo. Dentro desse um ano, podemos devolver aos cidadãos parte da sua história, das suas raízes, principalmente, contar para as novas gerações sobre importantes figuras e costumes da região", afirma o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior.

Para ser reativado, o Museu do Sertão de Petrolina recebeu diversas intervenções. Foram realizados reparos nas redes elétrica e hidráulica, manutenção nas grades, forro, impermeabilização, pintura geral e instalação de novos climatizadores.

O Museu do Sertão foi inaugurado no dia 27 de outubro de 1973, pelo então prefeito de Petrolina, Geraldo Coelho. São três mil peças, que estão divididas nas alas: Acervo Arqueológico; Fauna e Flora; Casa Sertaneja; Jardim Sertanejo; Cultura e Economia; Petrolina Ontem; Religiosa; e Galeria dos Prefeitos.

O memorial tem entrada livre e funciona das terças-feiras aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos de 9h às 14h, no centro da cidade. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail museudosertaopetrolina@gmail.com, pelo WhatsApp (87) 9 8803-0335 ou pelos telefones (87) 3862-1943 / (87) 3862-1534.

Ascom Giomara Damasceno Fotos: Jonas Santos

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.