Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

‘SAMU DE JUAZEIRO ESTÁ FALIDO?’ QUESTIONAM USUÁRIOS. SESAU CULPA RETENÇÃO DAS MACAS NOS HOSPITAIS

publicado em 08 de Novembro / 2018 às 20:00 | Variadas

Um acidente na noite desta quarta-feira (07) serviu para mostrar a situação de extrema falência em que se encontra o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência em Juazeiro. Por volta de 19h desta quarta-feira (7) foi registrado um acidente automobilístico na BR-407, rodovia Lomanto Júnior, em frente à Casa do Menor. A vítima teve fratura exposta e foi encaminhada para um hospital.

A vó de Jefferson, o acidentado, Dona Diva, comunitária do bairro Itaberaba entrou em contato com a nossa reportagem e revelou a dificuldade para transferir Jefferson para uma unidade hospitalar tendo em vista que o SAMU não atendeu a ocorrência. Ouça a gravação de Dona Diva:

Nas redes sociais familiares expuseram o drama na tentativa de serem atendidos pelo SAMU. “O que está acontecendo em Juazeiro? Hoje (ontem), 7 de novembro, um acidente na BA-407 e o acidentado ficou mais de uma Hora esperando atendimento. Ligamos várias vezes para o SAMU e o que falaram é que não tinha nenhuma ambulância, mesmo assim ficamos no aguardo e nada. Uma viatura da Guarda Municipal chegou, a PM chegou e a PRF e nada da ambulância. Graças a Deus que chegou um pessoal e deu os primeiros socorros. E a maca foi improvisada com uma tábua e a ambulância também.  Aí eu lhe pergunto! Porque sempre depois de uma campanha eleitoral Juazeiro fica um bom tempo falida? Colocam funcionários para fora, carros sem combustível.  Porque? É muito estranho isso”.

O vereador Allan Jones (PTC), utilizou a Tribuna da Câmara de Juazeiro, na sessão de terça-feira (06), e denunciou a situação em que está o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Segundo o parlamentar, um documento elaborado por médicos que descreve a situação atual do serviço, será enviado aos órgãos competentes para resolução do problema.

Documento encaminhado ao Ministério Público

“Isso porque nessa mesma data alguns colegas médicos me passaram um documento em que houve uma retratação muito fiel da situação do SAMU. O documento está sendo endereçado ao Ministério Público do Estado da Bahia, ao Conselho Regional de Medicina na Bahia, aos Sindicatos dos Médicos da Bahia, a Central de Regulação de Leitos, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro e a Câmara Municipal, como representante legítima do poder legislativo municipal”, declarou o vereador.

Escalas de médicos e enfermeiros

“O teor do documento se fez nos seguintes termos: fazendo saber que o Serviço de Atendimento Médico de Juazeiro divulgou a escala médica do mês de novembro e foram observados desfalques importantes de médicos em que o Plantão funciona com apenas três médicos, em diversas oportunidades, quando o legal seria quatro profissionais. Observamos desfalque também na escala dos enfermeiros que legalmente seriam dois e em alguns dias tem ficado apenas um”, continuou Allan Jones.

Ambulâncias

“A realidade de três médicos por plantão está transcrita de forma clara pela escala publicada pela coordenação do serviço. Não é raro verificarmos ainda desfalque no quadro de condutores das ambulâncias, ficando apenas um condutor para as duas ambulâncias avançadas, impedindo que as duas operem simultaneamente. Acrescentamos que no período da manhã contamos com um telefonista ou técnico auxiliar de regulação médica, que retarda as respostas às demandas. Os desfalques se dão por férias, exoneração, demissões, licenças e outros motivos”, concluiu Allan Jones.

NOTA DA SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde informa que já tomou conhecimento do caso do paciente que não foi socorrido, reuniu-se com a coordenação médica e está averiguando o caso. As medidas cabíveis serão tomadas quanto à omissão do atendimento.

A Sesau ressalta ainda que continua enfrentando transtornos por conta da retenção de macas nos hospitais públicos da região, mas ressalta que a cada liberação das macas os serviços devem acontecer, ao serem acionados. Quanto ao quadro de profissionais do Samu, a secretaria está verificando a situação.

Da Redação

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.