ESPAÇO DO LEITOR: SÉRGIO MORO, PARA TER JUSTIÇA DE FATO

20 de Nov / 2018 às 23h00 | Espaço do Leitor

Como se sabe, a confirmação do juiz federal Sergio Moro para comandar o Ministério da Justiça e Segurança gerou reações distintas. Enquanto aliados do presidente eleito elogiaram a escolha, a oposição logicamente criticou. Posso afirmar que sem dúvida alguma, sua posição à frente do ministério vai resgatar cada vez mais a esperança do povo brasileiro em ver justiça de fato! Certamente o presidente eleito teve a honra de escolher um homem do quilate, da competência e da capacidade de Sergio Moro para combater a corrupção em nosso país que é sistêmica, crônica. Tanto que ele já indicou que defenderá no Ministério a aprovação de um amplo pacote anticorrupção.

Essa escolha segue o anseio da população no que se refere ao combate à corrupção e representa o fortalecimento da Operação Lava-Jato. É claro que eu sabia que teria chiadeira da velha política para a indicação de Moro, mas, pelo trabalho que ele fez e pelo desejo do povo brasileiro de combater a corrupção, sem sombra dúvida foi uma grande escolha. Como Ministro da Justiça, e com a "liberdade total" dada por Bolsonaro, Moro poderá atuar hoje para moldar o tribunal em que atuará amanhã. Poderá promover a aprovação de leis que aplicará como julgador e se manifestar publicamente sobre como esses processos deverão ser julgados no futuro.

MAS EM JUAZEIRO, COMO ISSO VAI VINGAR?

Ouvindo algumas pessoas aqui de nossa cidade, percebi que essa escolha dividiu os operadores do Direito entre os que consideram a nomeação um prestígio ao trabalho do Judiciário no combate à corrupção e aqueles que acreditam que, agora, está comprovada a parcialidade da Operação Lava Jato. Mas cá entre nós, convenhamos: Se Moro realmente fizer quase tudo o que pretende, creio que suas ações terão força de Lei até na nossa cidade, no tocante ao executivo – Prefeitura –  e legislativo – vereadores. É aí que muita gente vai botar as barbas de molho!

Vale à pena destacar também que Moro confirmou na segunda-feira (19) que delegados federais que tiveram atuação na Operação Lava-Jato já participarão dos trabalhos da equipe de transição do novo governo. Posso até sentir o "cheirinho de estofado de couro de viatura preta nos ares do Vale" aonde vimos alguns casos de corrupção aqui acontecer como já notificados nesse Blog. Acredito piamente que breve teremos agradáveis surpresas quando percebermos "mudanças de hábito" nos contratos do executivo e "mais sensatez ao julgar certas pautas no legislativo!" Segue o fluxo gente amiga e aguardemos as cenas dos "próximos capítulos" dessa novela nababesca!

ERRY JUSTO Radialista e Jornalista.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.