Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Produção de frutas e hortaliças gera 13 milhões de empregos no Brasil e cresce no Nordeste

publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 16:00 | Variadas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o programa Hortifruti Saber & Saúde lançaram recentemente o relatório "Cenário Hortifruti Brasil". O documento reúne, pela primeira vez, informações sobre o perfil dos agricultores, a produção e a distribuição de 24 cultivos de frutas e hortaliças. O documento revela que a fruticultura e a olericultura brasileiras (cultivo de legumes e verduras) são atividades de grande importância social, gerando aproximadamente 13 milhões de empregos diretos e indiretos no País.

Além disso, o material aponta para a mudança da distribuição geográfica desses plantios, que veem suas áreas em regiões tradicionais serem diminuídas, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Sul do País, enquanto o Nordeste expande sua produção, principalmente no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Bahia. Nessa última, a expansão ocorre principalmente nas regiões do Vale do São Francisco (divisa entre Bahia e Pernambuco), Irecê e Chapada Diamantina.

Segundo Adriana Brondani, coordenadora científica do programa Hortifruti Saber e Saúde, "essa mudança acontece em função de condições climáticas, e de relevo mais favoráveis, além do uso de tecnologias, valor mais acessível da terra e incentivos para o desenvolvimento agrário". Além disso, para a especialista, "colaboram para essa expansão o aumento da demanda por frutas e hortaliças no mercado doméstico e a expansão das exportações dos produtos brasileiros".

O levantamento aponta, ainda, para as políticas de incentivo à irrigação ocorridas no Nordeste, que levaram grande desenvolvimento socioeconômico para as populações rurais e ajudaram a fixar os agricultores no campo. Dentre os cultivos analisados pelo relatório, o melão é destaque, já que os cinco maiores estados produtores do País estão na região. Além disso, as outras culturas em que o Nordeste se destaca entre os maiores produtores são abacaxi, banana, manga, mamão e uva de mesa. Outro ponto que chama a atenção é o uso racional de insumos agrícolas e a adoção de tecnologia na região. Segundo o material, a fertilização correta e a combinação de diversas práticas culturais, a exemplo de podas, resultam em um manejo otimizado de defensivos.

Melão: Nordeste domina produção no País

A cultura do melão vem se tornando um importante negócio para os produtores da região do semiárido irrigado brasileiro. Com bons rendimentos, é geradora de renda e empregos nos estados da Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Pernambuco. A cultura do meloeiro na região Nordeste do Brasil tem a participação de diversos portes de agricultores: pequenos, médios e grandes. Por dispor de altas tecnologias e conhecimento capazes de dar suporte à qualidade e à quantidade da produção do meloeiro, o Brasil abastece mercados interno e externo, gerando emprego e renda para a população do semiárido nordestino.

Top 5 principais estados produtores de melão em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

Rio Grande do Norte

354.793

2

Ceará

98.533

3

Bahia

63.049

4

Piauí

31.587

5

Pernambuco

19.290

Abacaxi: Paraíba é medalha de ouro

A cultura do abacaxi é amplamente distribuída nos estados brasileiros. Sua produção comercial se concentra nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte, sendo que os dois primeiros plantam cerca de 60% da área total e produzem aproximadamente 70% do total brasileiro.

Top 5 principais estados produtores de abacaxi em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

Paraíba

337.832

2

Minas Gerais

236.334

3

Pará

225.860

4

Bahia

143.550

5

Rio de Janeiro

114.419

Banana: São Paulo e Bahia disputam a liderança na produção

A região Nordeste é a maior produtora (38%), seguida das Regiões Sudeste (28%), Norte (17%), Sul (10%) e Centro-Oeste (4%).

Top 5 principais estados produtores de banana em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

São Paulo

1.089.820

2

Bahia

1.084.548

3

Minas Gerais

773.197

4

Santa Catarina

721.579

5

Pará

504.907

Manga: dobradinha nordestina, Bahia e Pernambuco puxam produção

A manga tem alto valor comercial em muitas regiões, principalmente em locais de clima tropical, sendo a quarta fruta dos trópicos a alcançar o mercado internacional, atrás da banana, do abacaxi e do abacate.

Top 5 principais estados produtores de mamão em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

Bahia

22.450

2

Pernambuco

11.560

3

São Paulo

10.200

4

Minas Gerais

5.750

5

Ceará

5.400

Mamão: mais uma fruta que prospera na Bahia

A mamocultura tem ampla distribuição no Brasil, mas os Estados produtores comercialmente relevantes são Bahia, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte.

Top 5 principais estados produtores de mamão em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

Bahia

753.417

2

Espírito Santo

251.365

3

Ceará

110.520

4

Rio Grande do Norte

94.740

5

São Paulo

32.997

Uva de Mesa: Nordeste prova que fruta se adapta bem à região

A vitivinicultura está presente em 10 estados brasileiros, com maior representatividade no Rio Grande do Sul, no Planalto Catarinense, no Paraná, no interior de São Paulo e, no Nordeste do País, no Vale do São Francisco. O crescimento da cadeia produtiva é constante, elevando também a importância social e econômica da atividade.

Top 5 principais estados produtores de uva de mesa em 2016, em toneladas:

 

Estado

Toneladas

1

Rio Grande do Sul

413.735

2

Pernambuco

242.967

3

São Paulo

140.593

4

Bahia

77.322

5

Paraná

52.198

Sobre o Hortifruti Saber & Saúde

Resultado de uma parceria inédita entre diversos atores da cadeia produtiva, a exemplo de agricultores, academia, associações de classe, consultorias econômicas e indústria agrícola, o programa Hortifruti Saber & Saúde foi criado em outubro de 2017 com o objetivo de comunicar a segurança e saudabilidade das frutas e hortaliças produzidas no País. Para compor o pilar de dados dessa iniciativa, o levantamento, entre outros objetivos, visa reunir dados confiáveis sobre a produção de frutas e hortaliças no Brasil.

Sobre o relatório Saber Hortifruti 2018

Para reunir os dados de produção e traçar o perfil tecnológico dos agricultores de frutas e hortaliças de todo o Brasil, o relatório conta com a parceria de consultoria da Blink Projetos Estratégicos. A partir de dados disponíveis no mercado, entrevistas com profissionais de destaque no setor e com base em métodos estatísticos, foi possível fazer extrapolações que resultaram em dados que representam o perfil médio do produtor em 24 cultivos (abacate, abacaxi, banana, goiaba, laranja de mesa, limão, mamão, manga, melancia, melão, maçã, morango, uva de mesa, batata, cebola, cenoura, feijão vagem, pepino, pimentão, tomate de mesa, alface, brócolis, couve, repolho).

Ascom ABRAFRUTAS Foto da Internet

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.