Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Pernambucano é eleito presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério de Agricultura

publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 19:30 | Variadas

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, colegiado de órgãos e entidades sucroenergéticas ligado ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), elegeu, ontem 5, o líder da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, como o novo presidente do segmento na pasta. Esta é a primeira vez que um pernambucano e do setor de fornecedores independentes de cana do Nordeste ocupa este cargo desde a criação desta câmara no ano de 2003.

É a primeira vez também que a função é ocupada pela Feplana. A Câmara é formada por 47 entidades da cadeia produtiva do açúcar e do álcool. Portanto, é composta por órgãos e entidades vinculadas aos setores de industriais e fornecedores de cana no Brasil. Andrade Lima terá mandato de dois anos, como seus antecessores, a exemplo do atual presidente da Câmara, André Rocha, que lidera o Fórum Nacional Sucroenergético. O nome de Alexandre será publicado em breve no Diário Oficial da União, quando ele passará a assumir oficialmente as tarefas de novo presidente.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Mapa tem a missão de debater os temas relacionados ao setor sucroenergético do Brasil, um dos segmentos importantes para o PIB brasileiro. Ao longo do ano, o grupo realiza quatro reuniões. Portanto, Lima só conduzirá sua primeira reunião em março de 2019, já sob o comando da nova ministra do Mapa, Teresa Cristina, no governo Bolsonaro, presidente eleito no qual Alexandre foi defensor antes mesmo do excelente desempenho e vitória do novo presidente do Brasil. A Feplana inclusive promoveu uma reunião na entidade em Brasília, em 2017, em apoio ao presidenciável Bolsonaro.

À frente da referida câmara, o líder da Feplana terá a missão de conciliar os interesses de toda a cadeia produtiva sucroenergética, composta pelos segmentos de industriais e agricultores. Mas ainda terá de defender todos nas reuniões do ConseAgro do Ministério da Agricultura, instância que reúne os presidentes de Câmaras Setoriais do Mapa vinculados a setores do Agronegócio. Lima agradece a confiança dos membros da sua câmara setorial, a exemplo de José Inácio, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que tem assento permanente neste coletivo.

Ascom Feplana

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.