SEDES consolida serviços da Assistência Social em 2018

12 de Dec / 2018 às 18h15 | Variadas

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) intensificou suas ações e consolidou importantes programas no segundo ano de funcionamento de forma ampliada. As capacitações e os eventos envolvendo usuários da assistência social foram marcantes e atingiram grande público.

Um fator de destaque para a SEDES neste segundo ano da gestão do prefeito Paulo Bomfim foi o aumento considerável no IDCRAS – índice que avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência da Assistência Social - que atingiu sua melhor nota desde que foi implantado pelo Governo Federal chegando a 4,2 em uma escala que vai de 1 a 5.

Para a secretária Cida Gama, o aumento se deu graças à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, visto através da estrutura física das unidades e das características qualitativas e quantitativas das equipes. “Essa foi uma conquista bastante comemorada pela equipe, pois é a certeza de que o trabalho está sendo bem desenvolvido. Implantamos a sede própria do CRAS Tabuleiro na Praça CEU, os recursos estão sendo de fato aplicados e a gestão sem dúvida, tem tido um olhar diferente para com a assistência social”, destacou.

Ao longo de 2018, a SEDES consolidou dois importantes programas da gestão: O ‘Transformar’ e o ‘Qualifica Mais’. Através do Transformar, que beneficia pessoas com deficiência com a reforma de sua casa, já foram entregues 6 residências totalmente adaptadas de acordo com a necessidade do morador. O programa que atua nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social, tem emocionado toda a equipe a cada nova entrega. “A gente tem muitos programas, mas esse mexe com o coração de toda equipe. A condição em que pegamos a casa e a condição em que entregamos e as melhorias que são promovidas na vida do usuário, é tudo fantástico”, ressaltou a secretária.

Com o ‘Qualifica Mais’, só este ano já foram mais de 500 jovens capacitados para o mercado de trabalho. O programa beneficia prioritariamente, os usuários da Assistência Social. Entre eles, os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os beneficiários do Bolsa Família. “Vários dos alunos que passaram pelo Qualifica Mais já estão atuando nas áreas de formação, inclusive, sendo pequenos empreendedores. Então, o programa cumpre com sua proposta, dando oportunidade de aprendizado e de crescimento”, afirmou Cida.

A SEDES deu ainda continuidade às demais ações já tradicionais da pasta como a Caminhada da Mulher, o Observatório Social, Recicla Juazeiro, o Maio da Diversidade, Novembro Negro, Semana do Idoso e as diversas atividades de combate à exploração sexual infantil e erradicação do trabalho infantil. A Casa do Bolsa Família atendeu a milhares de pessoas em 2018 com serviços como emissão de carteira de idoso, atualização de dados do Cadastro Único para programa sociais, visitas domiciliares de averiguação cadastral, encaminhamentos para acesso à documentação para famílias em extrema pobreza, entre outro.

O cuidado com a mulher foi um diferencial na atuação da SEDES em 2018. Além da criação do bloco ‘Respeita as Mina’, da reforma do CIAM e doação do terreno para construção da sede própria da DEAM, uma grande conquista foi a implantação da Casa Abrigo Regional de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

A Casa Abrigo oferece à mulher vítima de violência doméstica um serviço de abrigamento com caráter sigiloso e temporário de até 180 dias, indicado para casos gravíssimos em que a vida da mulher é ameaçada pela convivência com o agressor, tornando necessário o seu afastamento imediato, com corte de todo e qualquer contato, até a resolução das suas demandas.

“Foi um ano de consolidar as conquistas iniciadas em 2017. Neste segundo ano de gestão do governo Paulo Bomfim, o cuidado com as pessoas foi ampliado com o foco na capacitação de servidores para ofertarmos um melhor serviço e no oferecimento de uma melhor estrutura aos usuários que buscam a assistência social.  Atender ao usuário com qualidade, sem dúvidas, será sempre o nosso maior objetivo”, completou a secretária.

Por Fabiana Diniz/SEDES

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