Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

SOBRADINHO: TERRA DE ENCANTOS E DESENCANTOS

publicado em 08 de Janeiro / 2019 às 10:00 | Espaço do Leitor

Curiosa é a situação da saúde no município de Sobradinho. Não faz muito tempo o hospital municipal era inaugurado e por iniciativa da Vereadora Isabel Coelho recebeu o nome da avó do Prefeito e também mãe da Secretária de Saúde do Município.

A inauguração pôde ser testemunhada por muitos que, inclusive, viram a saraivada de fogos de artifício dispensados para satisfazer a alegria e o orgulho da família Torres em ver o nome da sua matriarca eternizado em um bem público. Nada contra, aliás, entretanto, algo chama muito a atenção do povo humilde de Sobradinho, tão efusivamente lembrado nos muitos discursos da inauguração, veja-se: (matéria postada no portal da prefeitura municipal de Sobradinho – Bahia – 12/08/2018)

“[...]

A Vereadora Isabel Coelho falou do importante momento vivido pela comunidade.

“... Parabenizo o Prefeito Luiz Vicente Berti e toda a sua equipe pelo esforço empreendido na reabertura deste hospital, .... O senhor deixa um marco na história deste município para as futuras gerações. Também quero falar da honra de ser a proponente do Projeto de Lei 732/2018, que homenageia a senhora Maria Auxiliadora de Carvalho Torres, mãe de seis filhos, avó de dezoito netos e cinco bisnetos, mulher que construiu uma família com muito amor, união e respeito. Uma mulher digna que chegou aqui em 1984, e como muitos de nós, foi abraçada com muito amor pelo povo da nossa terra. Foi uma mulher aguerrida que participava ativamente das questões de interesse dos moradores, ajudava a confecção de enxovais para doar a gestantes carentes e tinha o sonho de ver o hospital reconstruído", discursou a vereadora. [...]” (grifei)

[...]

A Secretária de Saúde, Maysa Torres Sanjuan, muito emocionada falou em gratidão.

“... Minha mãe, homenageada através da Lei da Vereadora Isabel Coelho, representa aqui muitas “Marias”. Quando se diz aqui que ela participou de trabalhos junto à comunidade, ela esteve ao lado de muitas guerreiras que ajudaram a realizar importantes programas para a população. Quero agradecer a toda equipe da saúde, pois sem vocês os serviços não são possíveis. Só se faz saúde com engajamento, com espirito de humanidade e solidariedade, o que vocês têm de sobra. E é assim que a gente constrói e é assim que a gente muda a qualidade de vida das pessoas que dependem da gente. Agradeço ao Prefeito Luiz Vicente Berti, pois esse sonho só foi realizado graças a sua determinação e compromisso com o povo da nossa cidade,” ressaltou. [...] (grifei)

[...]

O Prefeito Luiz Vicente Berti agradeceu a todas as lideranças que acreditaram no projeto e, visivelmente emocionado, falou do sentimento de dever cumprido e de ser promotor de um sonho da sua gente.

“... Apesar do Brasil passar pela sua pior crise política e econômica, Sobradinho avança e se mostra verdadeiramente forte e pujante para o Brasil e para a Bahia. O Hospital está sendo reaberto hoje, graças da nossa austeridade com os recursos públicos...

... Peço de todo coração as todas as pessoas que vão trabalhar neste hospital, que venham com o desejo novo de servir, venham com garra e amor pelo povo mais simples. A fé e o trabalho materializam sonhos, agora, mais do que nunca, temos esta certeza... [...] (grifei)

Como visto, os olhos e os esforços hercúleos da administração se fizeram sentir no projeto do hospital, a austeridade com os recursos públicos foi testemunhada na queima estonteante dos milhares de fogos de artifícios, aliás, marca registrada dessa administração, a reabertura do hospital sem sombra de dúvidas aos olhos do povo humilde já não era sem tempo, agora o que espanta mesmo é o descaso com a saúde do povo da QUADRA S-17 cujo PSF encontra-se sem médico desde o dia 30/11/2018 e o PSF do Loteamento José Balbino de Souza (PORTELINHA) sem médico desde meados do mês de Dezembro/2018.

Assim sem sombra de dúvidas dá para ver o tratamento igualitário do Prefeito e da Secretária de Saúde de Sobradinho com o povo dessas duas áreas, tratamento aliás que comprova o que disse o Prefeito: “Apesar do Brasil passar pela sua pior crise política e econômica, Sobradinho avança e se mostra verdadeiramente forte e pujante para o Brasil e para a Bahia. Tudo isso porque a fé e o trabalho materializam sonhos.”

Não sabemos ainda os sonhos de quem!

Quem sabe possa a Vereadora Isabel Coelho que teve em sua plataforma política a Saúde dar a resposta, já que também reside na quadra S-17, testemunha a desigualdade de tratamento dispensado ao povo da quadra onde mora e, no entanto, se mantem cega, surda e muda, ou seja, calada diante do Prefeito.

Será por que não se trata de uma nova inauguração?

Não menos importante e o descaso com a Portelinha, e aí como diria o Chaves: “E agora! Quem irá nos defender?”.

Sobradinho, acordaaaaaaaaaaa...

Alexandro Nunes Lima - (Servidor Público)

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.