Juazeiro: Pescadores e barqueiros comemoram aumento da vazão do Rio São Francisco

10 de Jan / 2019 às 18h30 | Variadas

A vazão defluente no Baixo São Francisco será elevada a partir desta quinta-feira (11 de janeiro) do patamar atual de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s. 

O presidente da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis comemora a decisão. "Desde ontem 10, já começamos a perceber a elevação do nível das águas do Rio São Francisco. Isto é muito bom, a primeira riqueza é a limpeza que a força das águas faz para o Rio."

O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, explicou que a medida se tornou possível em virtude do cenário de conforto do rio, mas alertou que a situação não está totalmente normalizada.  O acompanhamento dos reservatórios aponta para o acúmulo de 55% de volume útil no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais; de 35% em Sobradinho, na Bahia e de 30% em Itaparica, em Pernambuco.

O Jornal Nacional está semana exibiu reportagem que em Penedo, Alagoas, a água, que aos poucos vai fazendo subir o nível do Velho Chico, traz esperança para milhares de pessoas que dependem do rio. Pescadores e barqueiros comemoram e torcem para que chova muito nos próximos meses.

"É bom demais! Isso aí não tem comparação, não. Que ele passasse ao menos uns seis meses assim enchendo, cada vez mais subindo um pouquinho, um pouquinho e durasse, né? Durasse e que aí nós íamos ter bastante fartura, graças a Deus!", diz o pescador João de Deus da Silva.

Redação Blog

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.