Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ARTIGO - O DIABO VENCEU JESUS? SEGUNDO A GAVIÕES DA FIEL, SIM!

publicado em 07 de Março / 2019 às 08:00 | Espaço do Leitor

Como eu sou um profundo amante de uma boa polêmica, começo esse artigo com a seguinte afirmação: A degradação de um povo começa na sua cultura. E falo a palavra "cultura" sob diversos aspectos como a música, a TV, o cinema, o rádio, o teatro, os shows, as festas e nesse caso o Carnaval! Um dia desses, ao precisar recuperar um sapato velho, constatei a dificuldade de se encontrar aqui em Juazeiro-BA, nos dias de hoje um bom sapateiro. E isso me fez refletir por alguns instantes até nas profissões em vias de extinção que antes eram expressões de uma cultura bem alicerçada. Hoje em dia parece que os "artistas profissionais" estão tão escassos em suas criatividades que apelam para o inusitado, o inimaginável e nesse caso que estamos tratando, na ofensa a fé de um povo brasileiro que em sua maioria se declara cristão.

Infelizmente, nós assistimos pela TV essa aberração travestida de arte, protagonizada pelo enredo de uma Escola de samba paulistana de nome GAVIÕES DA FIEL, que a meu ver, trata-se de um grêmio recreativo administrado pelo Esporte Clube CORINTHIANS. No caso, os comentaristas globais chegaram a dizer que a figura torturada seria o santo católico Antão. Porém, os próximos sambistas da escola confirmaram que o personagem retratado era Jesus Cristo. Segundo um dos sambistas, a intenção era puramente chocar o público com a cena. E qual foi a reação dos cristãos e líderes espirituais? Nada! Ninguém reagiu a essa demonstração de ruína social, moral e cultural de algumas pessoas insatisfeitas com a vida e com a realidade que lhes rodeia. Um dos principais fenômenos decorrentes do desenvolvimento desordenado, implantado "de fora para dentro", em função de interesses externos contra uma determinada coletividade, é o de levar, inevitavelmente, à ocorrência da despersonalização da cultura.

Mas nesse caso, convenhamos, foi uma apelação à falta de respeito tamanha a fé de um povo sofrido e humilhado durante anos. Vimos um "diabo tosco" que em sua "performance" simulava uma luta contra um "Jesus" fraco, anêmico, de pele branca, tadinho e passivo onde era vencido e humilhado para delírio de alguns presentes. Vi que a maioria testemunhante desse ultraje em nada aprovou tal desempenho. Parece que estamos vendo em pleno século XXI o que chamamos de desconstrução de crenças religiosas e tradições familiares do povo brasileiro. Numa circunstância covarde como essa, é muito fácil os protagonistas daquela infame performance saírem ilesos, sem culpa e até como "heróis!" Sabe por que? Porque ofender cristãos aqui no Brasil não dá em nada! Isso mesmo... Não – dá – em – nada!

Digo isso porque o povo Cristão é um povo ordeiro, manso, pacífico, respeitoso e não entra em briga ou guerra tipo, luta corporal contra aqueles que os desrespeita. Eles obedecem ao sábio conselho de seu Mestre JESUS CRISTO (não o daquele que apanhou na avenida...), mas o da Bíblia que ensina sobre dar a outra face para quem os agride - Mateus 5:39. Mas agora, (e é nessa hora que eu entro em ação com minhas provocações) gostaria muito de saber se no lugar de Jesus Cristo – o cossaco segundo a Gaviões da Fiel – estivesse ali uma figura do Profeta Maomé, líder espiritual da religião Islâmica apanhando do diabo; qual seria o fim dessa prosa? Imagine líderes da Al-Qaeda gravando vídeos se referindo a Gaviões da Fiel, com aquelas palavras "bem carinhosas de aprovação" se é que você me entende... Certamente os Muçulmanos defenderiam sua fé e suas tradições com mais diligência e energia. Porém, os carnavalescos jamais fariam isso com eles, até porque "bater" em muçulmano é problemático, é barril... Mas, bater em cristão? Ah, aqui no Brasil não dá nada! Certo? Infelizmente isso é verdade...

Agora eu aponto meus olhos deliberativos ao Governo Bolsonaro! Sim, ao governo que eu acredito e defendo! Eu vi muitos candidatos a Governador, Deputado Estadual e Federal; Senador, enfim, muitos se dizendo CRISTÃOS que nas Eleições apoiaram o atual Presidente, na tresloucada corrida a pedir votos! Prometeram que se forem eleitos, fariam um governo para todos e... respeitando as tradições cristãs. Não faltou palanque perto de igrejas católicas e evangélicas para que esses paladinos fizessem suas promessas, lembram? Eu me lembro muito bem! E por que eu estou cortando na carne com essas lembranças? Porque agora eu quero ver como que esses representantes do povo (que tem até bancada que se diz evangélica!) irão se posicionar perante a performance infeliz da Gaviões da Fiel. Gostaria muito de saber qual é o posicionamento da Senhora Ministra dos Direitos Humanos Damares Alves, que se diz uma Cristã ferrenha, em relação a esse caso de tamanho desrespeito a fé de seus seguidores.

Infelizmente, nesse ritmo de desenvolvimento selvagem da mídia e de um jornalismo que ao invés de reportar os fatos, criam os mesmos, vemos a boa memória dos mais velhos começar a escassear. Enquanto isso, os jovens das comunidades interioranas (que é o caso aqui de Juazeiro) não conseguem mais ter o que memorizar e aprender. Tudo, a vida, a rotina, o cotidiano, passa a ser de um imediatismo vazio e irresponsável, pois a regra moderna é ser prático, rápido e sem conteúdo. Esse foi o exemplo da Gaviões da Fiel lá de São Paulo. Qual será o exemplo das autoridades eclesiásticas e políticas de nosso país? Fica aqui a minha pergunta e Sigam o Fluxo gente Amiga. 

ERRY JUSTO

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.