Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro realiza mais uma oficina da Meta 1 Parque Fluvial

publicado em 14 de Março / 2019 às 15:39 | Informativos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), realiza, nesta sexta-feira (15/03), mais uma oficina da Meta 1 do Parque Fluvial, etapa voltada para a educação ambiental. Dessa vez, os participantes terão a oportunidade de contemplar a obra por outro ângulo, navegando pelo Rio São Francisco, em um passeio de barco por toda a extensão do Parque. A ação é gratuita e a saída está prevista para as 8h, na descida das barcas, na Orla de Juazeiro.

Com o tema ‘Ação para conscientização de acessibilidade e mobilidade física’, a oficina tem como objetivo discutir o projeto de revitalização da Orla junto com a população, especialmente as pessoas com deficiência e os idosos. “Nós estamos fazendo um processo de construção coletiva. Assim como já ouvimos os skatistas e as pessoas que utilizam as quadras de futebol da Orla para adequar esses espaços, agora vamos conversar sobre acessibilidade e posteriormente adaptar a obra às necessidades daqueles que têm a mobilidade reduzida”, revela a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes.

As ações da Meta 1 do Parque Fluvial vêm acontecendo paralelamente ao desenvolvimento da obra do Parque, que já está com 55% da sua execução concluída. “Essa será a nossa quinta oficina e o objetivo sempre é levar para a comunidade a prática da cidadania como um processo participativo, individual e coletivo, além de possibilitar a reflexão sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. É também uma atividade de provocação, para despertar nas pessoas um sentimento de cuidado e preservação por essa obra, que não é do governo, mas do povo”, ressalta o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães.

Parque Fluvial

O projeto executado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), e conta ainda com a força tarefa que envolve várias secretarias municipais: SEDUC, SAAE, SESP, SEDIS e SECULTE.

A intervenção até o momento já executou a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de cooper, pista de skate, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, e ainda vai executar estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, o espaço onde estão localizados os bares do M já recebeu piso intertravado e pintura do teto para a criação de um terminal hidroviário.

As barracas que ficavam próximas a Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em andamento a implantação da estrutura para nova iluminação.

Ascom/SEDUR

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.