Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Encontro de Bibliotecários do Vale do São Francisco acontece nesta sexta-feira (15) na Univasf

publicado em 15 de Março / 2019 às 15:00 | Variadas

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, os Sistemas Integrados de Bibliotecas (Sibis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) promoverão um encontro com os bibliotecários da região. O Encontro de Bibliotecários do Vale do São Francisco será realizado na biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é direcionado aos profissionais da área e visa possibilitar uma reflexão sobre assuntos relacionados ao funcionamento das bibliotecas e à atuação dos bibliotecários na região.

Participarão do encontro bibliotecários de instituições de ensino e de pesquisa, como Embrapa e Codevasf, além de reitores, pró-reitores e secretários da Univasf e do IF Sertão-PE e instituições jurídicas. Devido à programação do evento, a biblioteca do Campus Sede da Univasf estará fechada a partir das 12h de hoje (15), porém voltará às atividades normais no sábado (16), quando funcionará das 8h às 12h. As bibliotecas dos outros campi da Univasf funcionarão normalmente durante o dia de hoje.

O encontro contará com uma roda de conversa que tratará das “Percepções sobre as bibliotecas e atuação dos bibliotecários do Vale do São Francisco”, com a presença da professora do IF Sertão-PE Antonise Coelho, da coordenadora da biblioteca da Embrapa Semiárido, Gislene Gama, e da pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lucia Marisy. A roda terá como mediado o diretor do SIBI da Univasf e bibliotecário, Lucídio Lopes. Além disso, haverá uma homenagem aos bibliotecários da região. Atualmente, a Univasf conta com seis bibliotecas, distribuídas em cada um dos campi, e o IF Sertão-PE possui sete bibliotecas.

Lucídio Lopes ressalta que as bibliotecas têm grande relevância para a formação do cidadão, por democratizar o acesso à leitura e ao conhecimento. Ele observa que, no ambiente universitário, cabe ao bibliotecário coordenar e administrar bibliotecas e recursos informacionais que servem de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“O bibliotecário é responsável por montar, organizar e preservar acervos de fontes de informação físicas e virtuais que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e dos cursos oferecidos pela universidade, contribuindo com os processos de ensino-aprendizagem e com a formação do aluno pesquisador”, diz. Este profissional também atua como mediador e assistente informacional para identificar necessidades e buscar informações pertinentes às pesquisas acadêmicas e desenvolve programas de capacitação: treinamentos em bases de dados, normalização, direito autoral, inclusão digital, entre outras atividades.

Dia do Bibliotecário – Instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, o Dia do Bibliotecário é comemorado em todo o território nacional em 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Ascom Univasf

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.