Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina realizam palestra sobre distúrbios do sono

publicado em 15 de Março / 2019 às 22:00 | Variadas

A Semana do Sono ocorre anualmente em todo território nacional de 11 a 17 de março, e tem com objetivo conscientizar a população sobre a importância da qualidade e quantidade do sono para a saúde. Todo ano, a Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) – responsáveis pela realização da campanha – elegem um tema. Em 2019, por exemplo, o slogam é:"Dormir Bem É Envelhecer com Saúde".

Para discutir o assunto, as otorrinolaringologistas da UPAE/IMP de Petrolina Raquel Coelho e Tereza Higino Macêdo, ambas filiadas à ABMS, prepararam uma palestra explicativa, tendo como convidado o também otorrino Ariston Neto. Na oportunidade, os profissionais falaram um pouco sobre os principais distúrbios e maus hábitos que afetam o sono, tiraram dúvidas do público presente, aplicaram um questionário de avaliação dos hábitos de sono da população usuária do serviço, que será enviada à comissão organizadora da Semana do Sono, e distribuíram uma cartilha.

Os questionários respondidos pelos pacientes da UPAE irão ajudar a planejar estratégias educacionais para aumentar o conhecimento da população sobre hábitos de sono saudáveis. Os resultados obtidos serão, inclusive, publicados em revistas científicas. "Essa é uma oportunidade muito interessante para esclarecemos algumas verdades e mitos sobre o sono e de explicar que existe tratamento para a maioria dos problemas relacionados a ele. Então, ao invés de se automedicar a população deve procurar o profissional correto de saúde", enfatizou Raquel.

Apesar da escassez de tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a atenção básica e o serviço especializado da UPAE podem fazer o atendimento inicial e os devidos encaminhamentos. "O correto é que as pessoas busquem ajuda. E como em outras situações, a porta de entrada na rede de assistência à saúde é pelo postinho do bairro", esclarece Raquel.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.