Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ICEP promove Seminário em Juazeiro para elaborar diagnóstico da rede de educação

publicado em 01 de Abril / 2019 às 06:00 | Informativos

Realizado pelo Instituto Chapada, evento é uma das ações do Programa Melhoria da Educação e deverá reunir gestores públicos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica pedagógica, famílias e comunidade local, para levantar dados que irão subsidiar as ações do Programa.

Movido pelo princípio do trabalho coletivo e colaborativo, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) inicia as suas primeiras ações na cidade de Juazeiro, com o "Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede", que acontece neste dia 01.04 (segunda-feira), das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), situada na rua Antônio Pedro, 139, centro. No dia 02 de abril haverá ainda os "encontros de escuta" com representantes da rede, que pretendem levantar dados sobre a educação no município. Os eventos integram as ações do Programa Melhoria da Educação, que será desenvolvido no município pelo Itaú Social, em uma parceria entre a SEDUC e o Itaú Social, tendo o ICEP como parceiro executor/técnico. O encontro contará com a participação de cerca de 400 representantes da Rede de Educação e tem a proposta de fazer um diagnóstico da rede.

No primeiro dia (01.04), o evento tem como finalidade fazer a apresentação Institucional do ICEP, enquanto parceiro técnico do Programa, ressaltando as linhas de atuação e proposta de parceria. Este encontro terá a presença da Secretária da SEDUC, Lucinete Alves, representantes de professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Coordenadores Pedagógicos, Gestores Escolares, Equipe Técnica Pedagógica, além de representantes de pais, mães e da comunidade.

No dia 02 de abril (terça-feira) haverá um encontro com a proposta de fazer uma escuta dos diversos atores sociais da Rede de Educação com o objetivo de levantar dados para a realização de um diagnóstico inicial sobre a Rede, considerando os desafios e os avanços necessários. A dinâmica de trabalho neste dia será desenvolvida através de entrevistas coletivas com grupos focais, que serão divididos entre as categorias dos representantes presentes. O diagnóstico servirá como subsídio para o desenvolvimento das ações do projeto.

 Sobre o Programa Melhoria da Educação – a ação tem o propósito fortalecer as secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas. A Gestão Pedagógica é um dos eixos de atuação do projeto que será desenvolvido em parceria com o ICEP e prevê a formação continuada dos educadores do ensino fundamental (anos iniciais e finais); a formação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipe técnica da Secretaria de Educação; e a elaboração e sistematização dos referenciais curriculares da rede de educação de Juazeiro, também para os anos iniciais e anos finais.

Sobre o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) 
O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha há mais de 20 anos para tornar realidade o sonho do acesso universal à educação pública de qualidade. A organização tem como missão melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir da formação continuada aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da Educação.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 01.04 (SEGUNDA-FEIRA):

8h30 às 11h30 -  Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede (Turma da Manhã)

14h às 17h -  Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede   (Turma da Tarde)

 

DIA  02.04 (TERÇA - FEIRA):    

           

8h às 9h - Trabalho com o Grupo Focal 01 | Pais e mães

9h15 às 10h15 - Trabalho com o Grupo Focal 02 |Alunos                                   

10h30 às 11h30 – Trabalho com o Grupo Focal 03 | Professores anos iniciais

13h às 14h - Trabalho com o Grupo Focal 03 | Gestores

13h às 14h - Trabalho com o Grupo Focal 04 | Professores de LP e MAT (anos finais)

14h15 às 16h - Trabalho com o Grupo Focal 05 | Coordenadores

14h15 às 16h - Trabalho com o Grupo Focal 06 | Equipe Técnica

 

 

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Seminário de Mobilização e Sensibilização da Rede.

QUANDO: Dias 01 e 02 de abril de 2019.

ONDE: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Antônio Pedro, 139, Centro).

Ascom

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.