Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Unidades de saúde de Petrolina dão início à campanha de vacinação contra gripe nesta quarta

publicado em 08 de Abril / 2019 às 14:36 | Informativos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país e terá início na próxima quarta-feira (10). Em Petrolina, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibilizará a vacina em todas as unidades de saúde do município, no período de 10 de abril a 31 de maio, com o Dia D previsto para o dia 4 de maio. 

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. 

A novidade este ano é que a campanha será dividida em duas etapas. No período entre 10 e 19 de abril a vacinação será voltada para crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes. No período de 22 de abril a 31 de maio, todos os grupos prioritários deverão se vacinar: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas no período até 45 dias após o parto; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; professores de escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a vacina é o maior meio de prevenção da doença. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, portanto, o que pode prevenir é a imunização. Então, convocamos todos os grupos prioritários a se vacinarem. As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.”, destaca.

COBERTURA VACINAL

A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% do público-alvo. Em 2018, Petrolina atingiu 90,22% da cobertura total e teve 56.671 doses aplicadas. Para 2019, a previsão é de que 63.084 pessoas sejam  vacinadas no município.

Ascom/Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.