Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Programa Despertar inicia atividades que vão beneficiar estudantes de Juazeiro

publicado em 16 de Abril / 2019 às 22:00 | Informativos

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) em parceria com o Sistema FAEB/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais iniciaram nesta segunda-feira (15), as atividades do Programa Despertar, com a formação dos professores da Rede Municipal de Ensino, que vão desenvolver ações do programa junto aos estudantes que serão beneficiados. A formação aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, em Juazeiro. 

Com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, o Despertar estimula a consciência ambiental e consequente na comunidade do qual os estudantes estão inseridos. De acordo com a coordenadora da SEDUC, Michele Batista, no ano passado o programa atendeu estudantes de duas escolas da rede, este ano serão quatro. "Essa parceria é fundamental para fortalecer a educação ambiental na nossa rede, que busca conscientizar as nossas crianças e jovens a preservar o nosso rio, a ter cuidado com o lixo e a cuidar de maneira correta do meio ambiente", evidenciou. 

Para a gestora da escola Tempo Integral São José, Ana Carinne Coelho, "é um programa importante para a convivência dos estudantes e da comunidade com o campo. No ano passado iniciamos este trabalho realizando um diagnóstico na comunidade com os pais, e decidimos juntos desenvolver diversas atividades com a temática do lixo", ressaltou. O programa atenderá também as escolas Raimundo da Cunha Leite, ERUM – Rural de Massaroca e EMEI Gentil Damásio, todas na zona rural do município.

Com o tema deste ano 'Produção de alimentos e sustentabilidade no campo', o programa vai realizar as formações com os educadores, além das atividades complementares com os estudantes, como os dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo e o cultivo de hortas nas escolas.

"Este ano ampliamos o número de estudantes atendidos, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, e vamos trabalhar a Educação Socioambiental com temas transversais como: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Com este trabalho vamos formar crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania", finalizou a instrutora do SENAR, Maria Helena. O encontro contou também com a apresentação musical dos estudantes da Orquestra Lar Feliz.

Ascom PMJ

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.