V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal movimenta cerca de R$140 mil durante três dias de evento

30 de Apr / 2019 às 08h00 | Variadas

O distrito de Juremal recebeu entre os dias 26 e 28 de Abril a V Feira de Caprinos e Ovinos e reuniu centenas de produtores, empreendedores, visitantes e garantiu uma expressiva movimentação econômica e cultural para a comunidade local. O evento que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), movimentou nos três dias de evento, cerca de R$140 mil entre a comercialização de animais, produtos do empreendedorismo, bares e restaurantes.

De acordo com o prefeito Paulo Bomfim, a feira de Juremal tem crescido a cada ano. “Primeiro quero parabenizar a ADEAP, que vem fomentando o incentivo das práticas da caprinovinocultura aqui em nossa região. Hoje estamos aqui realizando mais uma grande feira no distrito de Juremal e quero agradecer aos parceiros que nos ajuda a fazer esse grande evento acontecer”, ressaltou Bomfim.

O titular da ADEAP Tiano Felix destacou as novidades dessa edição. “Hoje contamos com mais de 70 expositores, incluindo os criadores de animais e empreendedores comerciais da região, que fazem dessa quinta edição um grande sucesso. A novidade é que entregamos equipamentos de forragem a uma associação local para fortalecer ainda mais a atividade e garantir alimento aos animais no período da seca”, declarou.

Para o Superintendente Estadual da Agricultura Familiar (SUAF), Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), “a agricultura familiar é quem coloca 70% dos alimentos na mesa dos brasileiros. Só a caprinovinocultura garante aos 10 municípios do território Sertão do São Francisco a geração de renda e segurança alimentar a milhares de famílias, pois é um dos sistemas produtivos de maior importância da região”, explicou, destacando que o governo estadual tem impulsionado cada vez os sistemas produtivos, apoiando eventos como as feiras de caprinos e ovinos nos distritos de Juazeiro.

Na ocasião o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do secretário Tiano Felix e representantes do IRPAA entregaram um 'quite forrageira' à Associação Agropecuária de Riacho do Meio, para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela comunidade. “É muito importante recebermos esse quite, principalmente agora que estamos num período de chuva onde produzimos a silagem para a seca. Isso irá garantir o alimento para os nossos animais. Quero agradecer a prefeitura e ao IRPPA por nos conceder um equipamento tão importante que irá ajudar muito nos trabalhos”, declarou a produtora e vice-presidente da Associação Agropecuária do Riacho do Meio, Tatiana Oliveira.

Além da caprinovinocultura, ponto forte do evento, empreendedores de diversos setores (alimentício, artesanato, cosméticos, vestuário, decorativo, dentre outros), de Juazeiro e cidades circunvizinhas, participaram da feira. “É a primeira vez que participo e acho o evento de grande importância para a divulgação da cultura nordestina. O trabalho apresentado aqui retrata nossa cultura, pois são esculturas em madeira de cabras e ovelhas das mais variadas raças”, frisou Claudivan Barbosa, artesão de Pilar distrito de Jaguarari.

Já para o empreendedor e presidente da Cooperativa Agropecuária de Massaroca e Região (COOFAMA), Raimundo Arcanjo de Lima, divulgar os produtos nas feiras distritais, faz parte da agenda anual da cooperativa. “Agora que adquirimos o Selo de Inspeção Municipal com a prefeitura, estamos desenvolvendo muito mais. As feiras são muito importantes para a divulgação do nosso trabalho, que conta com 28 cooperados", relatou.

Para o vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), Frank Chaves, a parceria entre comunidade e poder público, fortalece a cada ano. “Estamos na quinta edição da feira, uma parceria que vem dando certo do poder público municipal, ADESJUL, comunidade e produtores da região. O evento é um grande sucesso, pretendemos fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da caprinovinocultura”, disse.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.