Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Prédios e monumentos de Petrolina ganham iluminação especial em alusão ao 'Maio Amarelo'  

publicado em 15 de Maio / 2019 às 21:00 | Variadas

Os principais prédios e monumentos de Petrolina ganharam uma nova iluminação em adesão à campanha de combate aos acidentes de trânsito 'Maio Amarelo'.  A ação tem a finalidade de transmitir a mensagem que todos são responsáveis pela manutenção da tranquilidade no tráfego, tanto os condutores quanto os pedestres, conscientizando e auxiliando na queda do índice de ocorrências de trânsito. São 40 lâmpadas que iluminam de amarelo as fachadas da Igreja Catedral, do prédio da prefeitura, o monumento da 'Bíblia' e da 'Integração'. 

A cor amarela tem o mesmo significado de quando aparece no semáforo: atenção e serve para despertar nos condutores e pedestres a importância de se praticar uma direção defensiva e uma boa convivência no trânsito. A nova iluminação, instalada pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), permanece por todo o mês de maio nos edifícios públicos da cidade.

"A iluminação vem para reforçar o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.  A maioria dos acidentes ocorre pela infração de leis e ausência de atenção. Esta é uma ação que vem para somar e mostrar que Petrolina pode sim, colaborar e melhorar os índices de acidentes", pontua o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável fixou uma meta ambiciosa quanto à segurança no trânsito, que consiste em reduzir pela metade, até 2020, o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito em todo o mundo. Dentre a estatística, mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre usuários vulneráveis das vias: pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo as lesões ocorridas no trânsito a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Ascom Prefeitura de Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.