Primeira Dama de Petrolina incentiva doação de leite materno

23 de May / 2019 às 21h00 | Variadas

Doar leite materno é fácil, é simples e salva vidas. Um pote de leite humano é capaz de alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Então, não tem desculpa. Qualquer quantidade serve. Basta a mulher atender aos critérios básicos: ser saudável e ter um bom fluxo de leite. Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/IMIP. Se a puérpera estiver com o cartão da gestante e os exames em dia melhor ainda.

"O Biama irá fazer a avaliação do perfil da doadora, se ela obedece aos critérios de seleção, assim como poderá fazer a coleta de sangue para exames e orientações. Então, não há empecilhos", garante a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros. Ficam fora da lista de possíveis doadoras apenas mulheres que fazem consumo de álcool e drogas, que fumam mais de 10 cigarros por dia, que bebem mais de 7 xícaras de café diariamente, que realizaram transfusão de sangue há menos de 5 anos e que fazem uso de medicações incompatíveis com a amamentação. 

Quem deu um bom exemplo nesta Semana Nacional de Doação de Leite Humano foi a primeira dama de Petrolina, Lara Secchi. No final da tarde de quarta-feira (22.05), o prefeito Miguel Coelho foi ao Biama fazer a entrega da doação. "Graças a Deus o nosso filho está crescendo forte e com saúde e a gente deseja que mais crianças possam ter este privilégio", relatou em sua rede social.

Miguel ainda deixou um recado: "Fica aqui o convite para todas as mamães que têm leite materno sobrando: todo amor fica ainda maior quando compartilhado com quem precisa".

O leite doado ao Biama é direcionado às crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas nas unidades neonatais do serviço e que não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.

Benefícios do Leite Materno

O leite materno alimenta o bebê com todos os nutrientes que ele precisa para crescer saudável e ainda traz consigo benefícios importantes que garantem a saúde, fortalecem o seu sistema imunológico, e favorecem o crescimento e desenvolvimento, pois é rico em proteínas e nutrientes feitos especialmente para cada fase da vida do recém-nascido.

Ele é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida, não sendo necessário complementar sua alimentação com nenhum outro alimento, nem líquidos, nem mesmo água.

"O leite materno alimenta, facilita a digestão, reduz as cólicas, evita a diarreia, previne doenças, desenvolve o sistema nervoso, previne obesidade, alergias e até o câncer, blinda o coração e afasta infecções. É o alimento mais completo e perfeito do mundo", afirma a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

SERVIÇO:

Funcionamento interno: 24 horas.

Funcionamento externo: todos os dias das 7 às 18h, inclusive finais de semana e feriados.

Coletas externas: terças e sextas-feiras.

Contato: (87) 3202-7002.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.