Petrolina: Projeto que concedia título de cidadania ao presidente Bolsonaro é retirado de pauta

23 de May / 2019 às 19h00 | Política

Projeto do vereador Elias Jardim propõe Título de Cidadão Petrolinense ao Presidente Bolsonaro 

Mesmo com a maioria absoluta na Câmara de Petrolina,  o senador Fernando Bezerra Coelho passou vexame e para evitar um desgaste ainda maior com seu grupo político,  os vereadores de sua base retiraram de pauta, durante sessão ordinária desta quinta (23), o Projeto de Decreto Legislativo n° 026/2019 do vereador Elias Jardim que propunha o título ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

O presidente Osorio Siqueira evitou o constrangimento de ver a honraria ser rejeitada mesmo com 17 vereadores da base Governista e retirou o Projeto de discussão. O autor do Projeto justificou que ao perceber a rejeição à proposta preferiu adiar. "Percebemosa rejeição ao projeto e decidimos adiar, aguardar obras no município como por exemplo os viadutos, da BR 428", disse Elias Jardim.

A população lotou a plenária com faixas contrárias ao contingenciamento na Educação e vaiou os discursos dos vereadores do prefeito que usaram a tribuna, mesmo com o Projeto retirado de pauta, para defender a honraria para Bolsonaro. "A pauta não foi articulada a tempo, eu particularmente defendo e aprovo o projeto, traremos o projeto para votação em outro momento. Voto no Projeto na hora que voltar", disse Aerolande Cruz, líder do Governo de Petrolina.

Os vereadores de Oposição de Petrolina se posicionaram contra ao Projeto por entenderem que ainda não há nenhuma prestação de serviço e representatividade do Governo Federal no município para que o presidente da República seja merecedor desta honraria. "Não quiseram passar pelo constrangimento de colocar para votação um projeto ruim, essa honraria é para ser concedida a quem contribui para o desenvolvimento de Petrolina e não para achincalhar uma honraria de tamanha importância para nosso município. A prova disso é que nem o próprio grupo se entendeu sobre esse projeto, muitos deles abandonaram a sessão com vergonha da proposição", disse Paulo Valgueiro, líder da Oposição na Casa Plínio Amorim.

O vereador Gabriel Menezes preferiu não revelar como votaria. "Como o projeto foi retirado de pauta, resguardarei meu voto até que ele volte a ser apreciado. Preparei até um discurso, mas prefiro só revelar na votação". O presidente Jair Bolsonaro estará em Petrolina nesta sexta (24) em sua primeira viagem oficial ao Nordeste. 

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.