Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Codevasf realiza audiência pública com municípios do Centro Norte Baiano

publicado em 24 de Maio / 2019 às 20:30 | Variadas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6a Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), realizou na quarta-feira (22) uma audiência pública com prefeitos e representantes de dez municípios da mesorregião do Centro Norte Baiano.

O objetivo foi mostrar aos representantes dosmunicípios inseridos na nova área de atuação da Codevasf quais as ações que a empresa realiza e como a população pode ter acesso a esses benefícios. O evento contou com a participação de associações agropastoris, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agricultores, piscicultores e sociedade em geral dos municípios baianos de Capim Grosso, Queimadas, Várzea da Roça, Baixa Grande, Mairi, Capela, Nova Fátima, Quixabeira, São José do Jacuípe, Gavião, Piritiba, Filadélfia, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Várzea do Poço, Serrolândia e Jacobina.

Na abertura da audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Capim Groso (BA), a prefeita de Capim Grosso, Lydia Fontoura Pinheiro, comentou que “já conhecia o trabalho que a Codevasf realiza em outras regiões, como no polo Petrolina (PE)/Juazeiro(BA), e ficava imaginando quando a empresa chegaria a Capim Grosso”. Já o presidente da Câmara de Vereadores do município, Bruno Vítor da Silva, afirmou que “a chegada da Codevasf é um sonho dos capim-grossenses que está se realizando”.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, agradeceu o apoio dado pela prefeitura de Capim Grosso na realização do evento e reforçou o compromisso da Companhia com os municípios onde atua. “Estamos trazendo todo nosso  conhecimento para colocar a disposição de vocês. Trazemos desenvolvimento, vontade de trabalhar para que toda essa região possa se desenvolver e também virar referência no país”, disse.

Em seguida foi exibido um vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Brasília, sobre as ações que a empresa realiza nas oito superintendências regionais, localizadas nos estados de Minas Gerais, Bahia (duas), Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. A programação prosseguiu com as palestras do gerente regional de Gestão Estratégica, Joselito Menezes, e do gerente regional de Administração e Suporte Logístico, Márcio Araújo, que detalharam algumas ações que podem ser desenvolvidas na região e como a população pode ter acesso a esses benefícios.

Os técnicos também expuseram um panorama sobre a importância da Codevasf dentro dos cenários socioeconômicos regionais e nacionais. Após a apresentação dos técnicos da Codevasf, todos os prefeitos e representantes de entidades locais e estaduais tiveram a oportunidade de se manifestar.

Cerca de 160 pessoas assinaram a lista de presença da audiência pública e, na sessão de respostas às perguntas feitas por escrito, quase 30 pessoas questionaram a equipe de técnicos que acompanhou o superintendente regional, entre eles o engenheiro florestal Camilo Cavalcante de Souza, que atua na unidade de Apoio ao Planejamento Estratégico da Área de Gestão Estratégica da Codevasf em Brasília e que supervisionou a realização da audiência. Os principais questionamentos apresentados foram referentes a esgotamento sanitário, arranjos produtivos locais (APLs) – com destaque para piscicultura, economia criativa e caprinovinocultura – pavimentação de ruas, oferta de água e irrigação. Outro ponto discutido foi o Canal do Sertão Baiano, que pode trazer enormes benefícios para toda a região.

O superintendente regional Elmo Nascimento encerrou a audiência pública agradecendo a resença de todos e solicitando o apoio dos poderes públicos ao trabalho que a Codevasf deve realizar. “É muito importante que prefeituras, associações e outras entidades representativas ou de fomento à produção participem com a Codevasf desse importante momento para a região Norte da Bahia. Está dado o primeiro passo”, concluiu.

Também participaram da audiência pública representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Capim Grosso, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Ascom Codevasf

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.