Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Moradores do bairro João XXIII elogiam ações da Caravana da Saúde em Juazeiro

publicado em 12 de Junho / 2019 às 22:30 | Variadas

A Caravana da Saúde atendeu nesta quarta-feira (12) as demandas reprimidas dos moradores do bairro João XXIII. Entre as especialidades médicas estavam cardiologia, endocrinologia, atendimentos psicológicos, com dentista, clínico geral, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma. Nesta edição, que registrou 166 atendimentos, foram aplicadas ainda práticas como a auriculoterapia e a ventosaterapia.

Desde 2016, quando foi criada, a Caravana da Saúde já realizou 168 edições com mais de 38 mil atendimentos e demandas de cardiologia e endocrinologia zeradas em inúmeras unidades de saúde do município.

“Vim fazer um eletrocardiograma e passar na cardiologista. Esse programa é muito bom, pois traz aqui para o bairro os atendimentos com muitos médicos. Avalio sempre como positivo esses atendimentos e é sempre bem vindo aqui no João XXIII”, descreveu a dona de casa Maria de Lurdes (67 anos), participante ativa da Caravana.

Outra usuária da Unidade de Saúde do município e que aprova a Caravana da Saúde é a aposentada Zulmira Lino (74 anos). “Fui avisada pela agente de saúde que sempre está nos visitando e informando deste e de outros programas de cuidados com a saúde. É muito bom que o programa venha até nosso bairro, eu sempre participo e sou muito bem atendida e é muito rápido”, pontuou.

Esta edição trouxe práticas integrativas e complementares como auricoloterapia e ventosaterapia que foram bem aceitas pelas usuárias. “Eu não conhecia estas práticas, minha mãe fez e recomendou. Só tenho a dizer que tudo que vem em beneficio da nossa saúde é bem vindo. Fui orientada pela equipe sobre essas práticas alternativas, os benefícios, todos os cuidados e a periodicidade dessas práticas. Gostei muito de tudo e estou saindo hoje daqui muito feliz mesmo”, explicou.

June Adriane fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) fala dos benefícios das práticas alternativas “Estamos tentando integrar as práticas integrativas nesse modelo de serviço à saúde, porque os usuários do SUS também necessitam que se pense não só na patologia, mas também na questão mental. A ventosaterapia trata do alívio muscular, alívio da musculatura contraída, além da liberação de toxinas. É mais uma prática para ajudar a trazer um alívio para o paciente”, concluiu.

Débora Sousa/SESAU

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.