Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

A QUEM REPRESENTA O DEPUTADO-PALHAÇO TIRIRICA AFINAL?

publicado em 05 de Julho / 2019 às 23:00 | Espaço do Leitor

Começo essa prosa dizendo que sempre fui fã do PALHAÇO TIRIRICA, pois seu humor desde a década de 90 me surpreendeu enquanto me esvaia de rir das palhaçadas de Dedé, Didi, Mussum e Zacarias! Naquele tempo Tiririca trazia algo novo e mais debochado em termos de humor. Isso eu não tenho o que negar. Mas o tempo foi passando e o palhaço começou a perceber que o negócio de fazer os outros rirem dele já não era tão lucrativo ou tão prioritário para seu projeto de vida brasileiro.

Então Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, ouviu "o canto da sereia" na voz de alguns "donos de partidos" e lançou sua candidatura a Deputado Federal. E não foi que colou? Muitos votaram nele não só pelo seu deboche ao dizer que "pior que tá não fica", mas por puro protesto naquela época contra vários parlamentares pegos em corrupção. Enfim, o Tirirca se elegeu e virou Deputado Federal! 

De novo o tempo passou e entramos no século XXI, porém, pelo que me parece, as coisas não mudaram muito no Congresso Nacional depois que o palhaço entrou na política. Tivemos dos mensalões, vieram os petrolões, as pedaladas... E, nesse quadro gigantesco o que era apenas riso, piada e circo, começou a virar empáfia! Da parte de quem? Dele... O "Super Tiririca!" Agora mais sério, mais moderado mais engajado em suas funestas ideologias partidárias e seus interesses escusos. Ele se reelegeu três vezes apesar de numa ocasião, declarar com todas as letras que tinha "se enojado da política!" Hoje, em 2019, o velho Tiririca não tomou jeito... Está bem diferente.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o deputado federal do PL-SP teceu até duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), do qual foi declarado apoiador durante as eleições de 2018. O palhaço-parlamentar, que já está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, afirmou que "se Bolsonaro não sair do pedestal, ele vai ser o pior governo que já tivemos em todos os tempos". 

Mas para aí! Por que o Tiririrca está falando isso? Para a cientista político DORA SOARES, a causa de suas posições nada coerentes se dá ao fato de quem ele realmente representa. Os votos no Tiririca foram votos de protesto. "O que é lamentável, porque a campanha feita por ele era desmerecedora do cargo. Foi uma campanha que investiu no descrédito político. Ali [na campanha] já houve falta de decoro parlamentar", avaliou. Agora eu me pergunto: como pode então alguém que fez uma campanha sem conteúdo e sem coerência, hoje após sete anos de mandato sem projeto algum sequer aprovado, exigir postura e humildade de nosso Presidente? Os problemas do voto de protesto sem análise do contexto político é sem sombra de dúvidas o maior câncer da política brasileira. Gente não qualificada para o cargo serve para manipulação por parte de políticos mais experientes e também para eleger outros políticos sem legitimidade, me referindo na época ao coeficiente eleitoral, o que hoje não existe mais com o fim das coligações. 

Só para você ter uma ideia Tiririca ganhou duas vezes e com suas palhaçadas, levou consigo à Câmara em 2010 o líder de seu partido (PR – Partido da República), Valdemar Costa Neto – aquele que renunciou para não ser cassado no julgamento do Mensalão – além de membros do PT (Vanderlei Siraque), PCdoB (Delegado Protógenes) e PRB (Otoniel Lima). Na segunda, levou o Capitão Augusto – aquele deputado que anda sempre fardado e Miguel Lombardi. Na época da Campanha, tirando os famigerados clichês engraçadinhos, sobra muito pouco conteúdo útil na fala do deputado. Vejamos: 

"Vamos olhar um pouco para o nosso país";

"vamos olhar pro nosso povo";

"mais saúde";

"já passei fome";

"fui vítima de preconceito" (isso a esquerda adora e como adora!);

"pro povo isto aqui é uma vergonha" e afins... 

São estes os chavões chavões comuns no discurso de qualquer político, até mesmo nos discursos daquele que tem mais de 90 milhões de reais bloqueados por corrupção enquanto "combatia as zelites" né? Querendo ou não, Tiririca engordou os bolsos de políticos que "não olham para o povo". 

Mas a pergunta que não quer calar é essa: A QUEM REPRESENTA O DEPUTADO-PALHAÇO TIRIRICA AFINAL? Ele representa a quem não tem o menor compromisso com a ética, a moral, o respeito e a seriedade que um cargo público exige. Esses que votaram nele lhe deram a legitimidade de gastar quase R$ 1,3 milhão de nós, pagadores de impostos. Tiririca ajudou um partido controlado por um mensaleiro a receber 160 milhões de reais do fundo partidário.

Ou seja: o palhaço pode ser ele, mas os abestados infelizmente "fomos nozes"... Sim, vimos tudo isso acontecer e não fizemos nada para deter tal sacanagem! O pior é que aqui em Juazeiro – BA nessas próximas Eleições Municipais já estão aparecendo ao crepúsculo que antecede ao ano da Eleitoral alguns "Tiriricas" no tocante a comportamentos jocosos e espalhafatosos. Talvez tentando imitar a fórmula do já consagrado e bem-sucedido enganador do cearense circense. Quando a palhaçada não é manifesta nas "doidices flamulares" acaba sendo nas "pataquadas diaconais" ditas em comícios e discursos para suas plateias cativas de "famintos autofágicos" postulantes a cargos de confiança! Agora uma pergunta eu te faço meu caro leitor: 

"Você contrataria para sua empresa, um funcionário semianalfabeto, totalmente sem preparo para ser executivo, administrar, tomar decisões que poderiam mudar o rumo da sua empresa só porque ele é engraçadinho, fofinho e doidinho?" 

Eu creio que não, mas foi isto que cerca de um milhão e trezentos mil eleitores brasileiros fizeram em 2010 e um pouco mais de 1 milhão em 2014, ao votar em Tiririca para deputado federal. E posso afirmar sem medo de me envergonhar, que, do jeito que nossa Juazeiro vai, corremos o risco de elegermos para Prefeito também um "Tiririca Egresso, um Tiririca atuante, ou um Tiririca que virá..." E para vereadores, os "Tiriricas coadjuvantes" ao "Tiririca-mor!" Minha torcida dessa vez é que eu esteja errado! Tomara que tudo o que eu escrevi aqui nesse Blog caia no ridículo e no esquecimento. Ajudem-me a passar essa "bendita vergonha" pelo amor de Deus! Uso esses neologismos "tiririquenses" de me expressar visando o bem de todos nós juazeirenses. NÃO VOTEMOS EM TIRIRICAS DA POLÍTICA SÃO FRANCISCANA. Nossa cidade não precisa disso. Minha vergonha aqui, certamente será a felicidade de todos nós! Quer apostar? Aposta feita então... 

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.