Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

LEITORA CONTESTA AGRESSIVIDADE DE CÃES DE RAÇA

publicado em 10 de Agosto / 2019 às 09:38 | Espaço do Leitor

Nesta sexta-feira (09) o Blog GJ Notícias postou reclamação do leitor Klébio Pires sobre a presença de inúmeros cães de raça circulando nas avenidas, ruas e orla de Juazeiro sem o equipamento de proteção (focinheira). Ao expressar cães de raça agressiva, a matéria despertou a indignação de vários leitores que criam animais e que atribuem ao proprietário e a forma de criar, a agressividade dos cães (Veja aqui).

Eis a mensagem que o Blog recebeu da leitora Wévilla Marília:

Sou criadora da raça Pit Bull há mais de um ano, resido aqui em Juazeiro-BA. Então, estava me atualizando sobre as notícias e me deparei com essa matéria, gostaria de expor minha opinião no devido local na matéria, porém o espaço é pequeno para o que eu queria expor.

Por favor peço encarecidamente que parem de criminalizar a raça, existem diversos criadores responsáveis. Casos de agressões são casos isolados, nem todos são iguais, esses encontros realizados aqui na cidade são justamente para isso tentar quebrar esse TABU de que uma raça é única e todo comportamento é repetido, a veterinária que cuida dos meus sempre diz: por trás de um ataque sempre existe um contexto, eu não entendo como as pessoas querem generalizar, nem todos os animais são iguais, as pessoas querem nos proibir de passar nas ruas, olha que sempre passeio com guia curta, os meus cachorros nunca saíram do meu lado, nunca atacaram ninguém e mesmo assim tenho que escutar piadas tais como, "sai daqui com essas coisas", "não passa na calçada", "ai meu Deus tira esse cachorro daqui", "esses cachorros matam os donos", eu escuto diversas piadas e desaforo todos os dias da minha vida, por gente que nunca criou um, por gente que não entende nada sobre a raça, ou sobre cachorro. Pois te garanto que se entendessem não cagavam pela boca, sinto uma enorme tristeza em ver essa criminalização voltada para eles, eu os amo, como se fosse um filho, dependente de mim, dependente de meu amor, sempre estiveram do meu lado independente das minhas condições.

Eu participei de um evento em Petrolina chamado Arrasta Pet, realizado pela Ideal Pet, lá tinha a minha e mais outra, as pessoas chegavam, abraçavam ela, pessoas que nunca vi na vida, que nunca a viram, um Golden Retriver se enrolou com ela e tentou morde-la, ela ficou solta no momento e ela não foi capaz de revidar, estou relatando isso, para que você veja que não é algo generalizado, o preconceito está firmado na cabeça das pessoas por causa de notícias, qualquer cachorro pode ter um desvio de comportamento, não somente o Pit Bull.

Fico triste e ao mesmo indignada em ver o tanto que as pessoas os abominam, não são monstro, são animais, seres vivos como todos os outros, com direitos, com sentimentos e capaz de amar, não são armas de extermínio humano, que já vem programados para atacar, ou para matar seus tutores.

Neste sábado (10) estarei na cãominhada, que está sendo realizada pela TV São Francisco e levarei a minha, ela estará lá, distribuindo simpatia e mostrando que nem todos são iguais, ah e minha resposta padrão para cada piada que escuto é "Cada um sabe o que cria".

Perdoe o desabafo, o cotidiano as vezes estressa, essa indignação não é somente minha. Já ia esquecendo, os meus convivem com uma idosa, duas senhoras, duas crianças e mais outros seis cachorros e te garanto uma coisa, "CADA UM SABE O QUE CRIA."

Wévilla Marilia

Fotos autorizadas de Robert Mike de Juazeiro (BA)

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.