Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ARTIGO - A QUE PONTO NÓS CHEGAMOS...

publicado em 11 de Agosto / 2019 às 18:00 | Espaço do Leitor

Caros leitores do Blog Geraldo José:

Quem ama e tenta na medida do possível cuidar de nossa amada cidade de Juazeiro, a essa altura dos acontecimentos deve estar igual a um avestruz de desenho animado: "com a cara enterrada no chão de tanta vergonha!" Como se não bastasse a saia justa entre Governador Rui Costa (PT) e o Prefeito de nosso Município Paulo Bonfim (PC do B), aquela ocorrida na inauguração da Policlínica de nossa cidade onde o governador sem querer acabou "entregando" o prefeito no tocante as verbas desviadas da duplicação da BA 210, para as obras de recapeamento asfáltico do centro da cidade, agora nossa cidade virou preocupação para um vereador! Só que o "vereador" não é um dos vinte e um edis de nossa Câmara Municipal, mas sim, de PETROLINA-PE, é mole?

O pior da história foi que o nobre edil petrolinense demonstrou-se muito preocupado com algo que os nossos vereadores deveriam estar, mas não estão, a saber: a crise no setor de saúde! Durante participação  num Programa de Rádio na emissora petrolinense Grande Rio FM, na manhã de quinta-feira, dia oito de agosto 2019, o vereador petrolinense  "MAJOR ENFERMEIRO" avaliou que o "prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro está completamente perdido" no tocante a crise da saúde pública de nosso município. Isso para mim foi algo que me trouxe uma profunda vergonha. Não entrando aqui no mérito da questão e no tocante a jurisdição parlamentar do edil petrolinense, mas eu fico aqui a pensar: a que ponto, meu caro leitor, nós chegamos?

Por que os nossos parlamentares juazeirenses durante todo esse tempo, sequer tomaram conhecimento do problema citado pelo edil petrolinense? Dos vinte e um vereadores apenas um (o único que diz ser de oposição) é o que sempre alerta sobre esse cáos todo da saúde de nosso município, isso por ser ele também um médico. Mas, mesmo assim ninguém sequer tomou a iniciativa de ir ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima (a clínica em questão citada pelo edil petrolinense) para ao menos se fazer uma avaliação da situação em que se encontra. Afinal o vereador é um agente fiscalizador, tanto dos atos do prefeito, como também de tudo que envolve a gestão desse. Inclusive o funcionamento das clínicas instaladas aqui em nossa região, ainda que não sejam estas municipais! Logicamente, depois da "nova saia justa" protagonizada por um "de fora" com o nosso prefeito, os vereadores resolveram agora se manifestar.

É uma lástima! A quem os juazeirenses solicitarão providências? Pois, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é - ou pelo menos deveria ser - o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo. Mas e quanto aos nossos vereadores? Será que eles têm desempenhado o simples papel de representar na prática os seus eleitores? Eu mesmo aqui, fazendo uma análise de tantas reclamações escritas nos comentários dessa coluna posso responder categoricamente: NÃO! Infelizmente até agora enquanto escrevo esse artigo, nenhum vereador demonstrou um pronto serviço em avaliar a questão citada e solicitar providências junto ao Prefeito Paulo Bonfim. Eles apenas "se manifestaram", ou seja, ficou só no campo das palavras e do discurso político. Ação que é bom? NADA!

Porém, agora os tempos são outros... Graças a tão venerada "Nossa Senhora da Internet" hoje temos como monitorar e avaliar o desempenho de cada vereador que votamos nas Eleições passadas. E isso vale também como advertência a nós. Digo isso porque depois de tanto descaso protagonizado por estes, você meu caro leitor (e eleitor) não tem mais a desculpa de dizer que não sabia sobre a conduta de tal candidato a reeleição. Tudo está nos Blogs e nas redes sociais. Basta você ler e pesquisar! Por isso eu (mais uma vez) meu caro leitor, que me acompanha tanto nas minhas manifestações nesse Blog, quanto também no meu programa matinal de rádio recomendo a você: fiscalize, questione, manifeste-se, filme, denuncie, aponte ou traga soluções...

Resumindo, faça tudo àquilo que nossos vereadores deveriam fazer, mas não fazem. Ou melhor, faça igual aquele vereador de Petrolina que teve que vir aqui, para mostrar onde nossos edis estão falhando. Infelizmente, por enquanto não temos mais a quem recorrer, porém os meios de comunicação dentro do jornalismo tem desempenhado seu papel de "cão de guarda" do poder público. Só que a nossa eficiência, se limita apenas em denunciar. Não temos a caneta na mão, mas pelo menos, temos o poder de formar uma opinião pública manifestante. Afinal foi essa imprensa (cheia de controvérsias e desatinos) que tirou dois presidentes do poder através do impeachment. Sigam o fluxo gente Amiga.

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.