Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Biama lembra importância da doação de leite humano neste Agosto Dourado

publicado em 24 de Agosto / 2019 às 12:00 | Variadas

A campanha do Agosto Dourado que, em 2019, promove a amamentação no Brasil com base no slogan "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro", tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

No Hospital Dom Malan de Petrolina, o Agosto Dourado vem sendo trabalhado desde o dia 01 com a Semana da Amamentação e segue com atividades até o final do mês. A Comissão de Amamentação preparou várias abordagens e tem buscado desromantizar a concepção da amamentação.

"Amamentar nem sempre é fácil, ou simples, e requer uma rede de apoio como o próprio slogan da campanha sugere. Mas, mesmo com todo o suporte, algumas mães simplesmente não conseguem amamentar seus bebês e recorrem o Biama. Por isso, falar sobre doação de leite humano nesse momento também é tão importante", garante a coordenadora médica do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan, Flávia Guimarães.

De acordo com a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros, o estoque atual é de 6 litros. "O Biama precisa de 30 a 40 litros por mês para tentar suprir a demanda", afirma. O banco de leite de Petrolina existe há 23 anos e durante todo esse tempo tem sido responsável por garantir o leite materno às crianças da UTI neonatal, berçário externo e UCI do Dom Malan, cujas mães não conseguem amamentar ou produzir leite.

"Funciona exclusivamente a partir de doações das puérperas internas e externas. É somente através do gesto de amor dessas mulheres que conseguimos salvar muitas vidas, pois o leite materno é o principal alimento do bebê, principalmente nos primeiros dias de vida. Por isso, o estoque baixo nos preocupa muito", ressalta Dra. Flávia.

Para ser uma doadora do Biama é preciso estar gozando de uma boa saúde, ter leite de sobra e estar com os exames em dia. "Existem alguns outros critérios, mas basicamente esse é o perfil", explica a médica. As interessadas em contribuir com banco de leite podem se dirigir ao Biama qualquer dia da semana (incluindo finais de semana e feriado), das 7 às 18h, ou ligar para o telefone (87) 3202-7002, pois a coleta também pode ser feita em casa.

O leite materno fortalece a imunidade; diminui os riscos de alergias; evita cólicas; previne doenças futuras; combate a anemia; ajuda no desenvolvimento cognitivo; desenvolve a arcada dentária; e ajuda no crescimento dos prematuros.

Ascom HDM

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.