Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Sobradinho: CRAS promove encontro com gestantes e reforça a importância do aleitamento materno

publicado em 24 de Agosto / 2019 às 20:00 | Variadas

Com o objetivo de incentivar e informar sobre a importância do aleitamento, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social, realizou um encontro com as gestantes na sede do CRAS na promoção da campanha do Agosto Dourado.

Além da entrega de enxoval, do programa municipal que dá suporte as gestantes, no encontro foram abordados assuntos como os desconfortos da gestação, alimentação, trabalho e tipos de parto, o papel da mãe, cuidados com a criança pequena, trabalho corporal na gravidez, parto e pós-parto, e principalmente a importância da amamentação.

"As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno, sem necessidade de nenhum outro alimento complementar ou bebida. A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade. Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O ato de amamentar além de auxiliar na saúde do bebê, contribui ainda para o fortalecimento de vinculo entre mãe e filho", esclareceu a enfermeira Nadiane Cruz Teixeira.

A informação foi importante para a mamãe de primeira viagem Isabela Santos, que afirmou se sentir motivada a amamentar seu bebê.

" Essas informações que estão sendo compartilhadas aqui são muito importantes, porque nos prepara para amamentar com mais segurança e tranquilidade. Aprendemos sobre a pega correta, que não se deve trocar toda hora de seio, a importância do primeiro leite para a criança e outras coisas que aprendi", declarou a gestante.

A Coordenadora do CRAS Vanderléa Reis comentou sobre a importância do Agosto Dourado.

"A cor escolhida para campanha simboliza o "padrão ouro de qualidade" do alimento. Portanto, estamos promovendo esta campanha por entender que a amamentação além de estreitar os vínculos entre mãe e filho, também é um poderoso instrumento na melhoria da qualidade de vida do bebê. É importante a gente trazer informação para as gestantes e reforçar a importância do aleitamento materno, pois além de ser um alimento completo para a criança em sua primeira fase de vida, também auxilia na prevenção de várias doenças", frisou a coordenadora.

Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na Semana do Aleitamento Materno, que aconteceu de 1 a 7 desse mês. No entanto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho está mobilizando as equipes do CRAS para dedicar o mês de agosto inteiro a campanha.

Ascom PMS

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.