Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Desfile 7 de Setembro destacou a Educação pública de qualidade no município de Juazeiro

publicado em 08 de Setembro / 2019 às 21:00 | Política

 

Este ano o Desfile Cívico do 7 de Setembro foi uma mostra do trabalho de qualidade que as escolas tem realizado nas redes municipal e estadual de ensino em Juazeiro. As unidades escolares deram um show de criatividade e cidadania, evidenciando os projetos, as atividades desenvolvidas diariamente em sala de aula e os avanços alcançados nos últimos anos, que tem destacado a Educação de Juazeiro na Bahia e no Brasil.

Com o tema 'Juazeiro: Um por Todos e Todos pela Educação', o tradicional Desfile em homenagem aos 197 anos da Independência do Brasil contou com a participação de estudantes de 21 escolas da rede municipal e oito da rede estadual, além do Desfile Militar e das instituições civis, totalizando mais de 10 mil pessoas desfilando na Orla da cidade.

"Os estudantes mostraram em detalhes para a população o porquê a Educação de Juazeiro é exemplo para outros municípios. Estamos no caminho certo, investindo e apostando cada vez mais na educação das crianças e da juventude. Em nome da secretária Lucinete Alves parabenizo toda a equipe da Seduc, os professores, gestores, coordenadores e as equipes escolares que contribuíram com muito amor para que este ano a nossa cidade tivesse mais um belo e inesquecível desfile cívico do 7 de Setembro", ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.

As alunas da Escola Edualdina Damásio, localizada no distrito de Junco/Salitre deram um show de dança no pelotão abre alas, com um mix da música Petrolina Juazeiro, destacando uma das atividades que são realizadas pelo Programa Novo Mais Educação nas escolas municipais. Outro destaque  foi o pelotão da Educação Infantil Municipal, com alunos de 3 a 5 anos, das EMEIs Gentil Damásio, Arlinda Varjão e Mariá Viana, que desfilaram caracterizados das mascotes da Educação do município, Cacau e Maestrinho,  e também  de professores, merendeiras, gestores, agente de portaria e todos os profissionais  que trabalham na equipe escolar, uma homenagem merecedora.

"Quero agradecer e parabenizar a todas a escolas municipais e estaduais que mais um ano fizeram um lindo desfile, a minha equipe da SEDUC que deu um show de profissionalismo na organização do evento e as secretarias parceiras. Com esse tema tão especial tivemos oportunidade de levar para a avenida e mostrar a população como temos trabalhado com dedicação, compromisso e amor para melhorar cada dia mais a Educação de Juazeiro", afirmou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

As escolas da zona rural do município Iraci Nunes, 2 de Julho, Santa Inês, Edualdina Damásio, São Francisco de Assis NH2, Antonilio da Franças e Graciosa Xavier fizeram um belíssimo desfile, destacando as belezas do interior, a importância do conhecimento e o ensino de qualidade oferecido nas comunidades rurais. "Levamos o tema 'Cores que inspiram a arte de viver, sonhar e construir o conhecimento", destacando a alegria e inspiração das cores, assim como alguns recursos que potencializam o fazer pedagógico. Obrigada a secretária Lucinete pelo convite, foi um desfio trazer os estudantes da zona rural para desfilar em homenagem ao 07 de setembro no circuito oficial. Foi muito gratificante ver a alegria e o brilho no olhar de nossos educandos, pais e professores", ressaltou a gestora da Santa Inês, Hilza Gomes.

Outro destaque do desfile foi a participação dos alunos com deficiência atendidos pela rede municipal. "Nós da Secretária Municipal de Educação e Juventude estamos sempre atentos a este segmento. Obrigada as escolas que incluíram nos seus pelotões nossos meninos e meninas, pois eles abrilhantaram o evento, ficaram imensamente satisfeitos por estarem mais uma vez na avenida. E pelo 2° ano tivemos o Camarote da Inclusão onde recebemos crianças, jovens e adultos com deficiência, para assistirem ao desfile com conforto e segurança, além da interprete de libras no palco das autoridades. Parabéns a nossa secretária Lucinete por essas iniciativas", destacou a gerente Luzinete Helena, do Núcleo de Atendimento Psicossocial – NAPS.

Os alunos dos Programas Correção de Fluxo, Acelera Brasil e Se Liga, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, também desfilaram destacando os avanços na aprendizagem, no qual Juazeiro é o primeiro lugar na 'Avaliação de Impacto do Programa Se Liga', entre os cinco municípios avaliados (Recife, Maceió, Porto Velho e Feira de Santana).

Pelo segundo ano, o desfile foi transmissão ao vivo nas redes sociais. Os internautas tiveram oportunidade de assistir ao evento em vários municípios da região, outros Estado e de outros países, a exemplo de Portugal, com o alcance de mais de 18 mil pessoas.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.