Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Maternidade implanta Grupo de Trabalho e Humanização

publicado em 07 de Janeiro / 2011 às 15:10 | Política

Em funcionamento há cinco meses, a Maternidade Municipal de Juazeiro vem trabalhando o atendimento as pacientes seguindo as diretrizes apresentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere a Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Entre elas, esta o parto humanizado, no qual a paciente tem a presença de um familiar, e o bebê sadio fica junto da mãe logo após o nascimento, estimulando o aleitamento materno.
 
Como continuidade, a direção da Maternidade realizou esta semana a primeira reunião para implantação do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), que consiste na integração de pessoas interessadas em discutir os serviços prestados na unidade, a dinâmica das equipes de trabalho, as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários.
 
Um ponto importante na implantação do GTH será a participação de setores da sociedade como a Pastoral da Criança, CIAM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher, Associações de bairros, Agentes Comunitários que serão convidados. “Discutindo com esses setores, ouvindo suas sugestões, observações não temos duvidas que isso terá resultados positivos, refletindo na relação de confiança do profissional de saúde com o paciente, o que hoje é perceptível no nosso cotidiano”, observou o diretor médico da Maternidade, Álvaro Pacheco. 
 
Para o coordenador de pediatria da Maternidade, José Mendes o trabalho de humanização que vem sendo realizado tem contribuído para a qualidade do serviço. “Antes da Maternidade, eu recebia muitas crianças no consultório com infecção. Hoje o trabalho tem uma linha de qualidade que permite que a criança ao nascer possa ir para o quarto ficar com sua mãe sem sofrer qualquer risco”, colocou Mendes.
 
Com seus 170 funcionários, a Maternidade Municipal de Juazeiro realiza por dia cerca de 10 partos, chegando a uma média de 300 no mês. Para a técnica de enfermagem, Francineide Cordeiro Batista que esta no seu primeiro emprego, há exatamente cinco meses, o trabalho realizado na unidade é visto com bons olhos pela equipe e pacientes.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.