Nova Holanda começa a construir seu baldrame rumo à sua emancipação política

14 de Sep / 2019 às 19h00 | Espaço do Leitor

Bandeira de Nova Holanda-BA.

Por. Redovagno Ribeiro
Administrador e Especialista em estudos econômicos

Colaboração, Perez Mangueira
Advogado 

Proposta defendida por moradores de Nova Holanda ganhou adesão do Advogado e filho de Nova Holanda, Perez Mangueira. O povoado está entre os maiores do Município de Pilão Arcado, e reúne desde 1964 quando a BR 020 passou pelo seu território, vários fatores que abonam o desejo da comunidade de se tornarem independentes.

Recentemente a luta pela emancipação de Nova Holanda recebeu o desenho oficial da sua bandeira, o símbolo maior de uma comunidade independente.

Mas, a sua força política que abona a sua sonhada independência, tem outros fatores importantes. Economicamente, é grande produtora de agricultura familiar, tem diversos criadores de caprinos, ovinos, bovinos e até apicultura.

Dali, já foram eleitos dois Prefeitos, o farmacêutico Heraldo Mangueira, já falecido, e o hoje prefeito Manoel Afonso Mangueira, vereadores, advogados, médicos, administradores e muitas autoridades que fazem sucesso no Brasil.

No cinema, Nova Holanda foi palco do Filme Meteoro, que retrata entre outras coisas, a aguerrida luta dos trabalhadores esquecidos pelo Militares à época da abertura da BR 020, de onde nasceu o pequeno povoado e se tornou a hoje futura cidade de Nova Holanda.

 
Foto retirada da internet

Nova Holanda é apenas um povoado satélite do município de Pilão Arcado, onde a Bahia faz fronteira com o Piauí. Mas, se tornou conhecida a nível mundial depois da produção cinematográfica do filme Meteoro, uma produção elaborada por Brasil, Porto Rico e Venezuela.

Mas não é só isso, Nova Holanda teve a presença de estrangeiros importantes, como a americana Marjorie May Browning, que exerceu com prontidão trabalhos missionário na região. Ela faleceu em 2014.

Os idealizadores da proposta relatam que a comunidade está pronta para a sua independência, buscam atribuições básicas do Estado e do Município mãe, para a sua concretização.

Estudos gráficos deverão ser divulgados para apresentar dados geopolíticos e econômicos em um comitê que será criado na região para discutir o tema.

Na segunda parte dessa obra em construção, deve ser apresentada uma proposta de iniciativa popular para discussão na sede do Legislativo de Pilão Arcado, e mais adiante, na Comissão Territorial da Assembleia Legislativa da Bahia.

Alguns pontos positivos para a emancipação

•         Recursos Naturais
•         Agricultura e Pecuária
•         Projetos de Apicultura
•         Polo Educacional em franco desenvolvimento
•         Alta capacidade de criação de animais

Possíveis soluções de crescimento

•         Adoção de um sistema tributário mais justo
•         Fomentar a instalação de indústrias
•         Financiamentos a fundos perdidos (BIRD e Banco Mundial)
•         Parcerias com ONG’s
•         Alocação no orçamento da união de recursos para investimentos

E, todos sabem que o maior Governador do Mundo, é Jesus Cristo, e a região vive pregada na fé e na esperança do sonho da emancipação. Fé essa, esboçada pelos Brejos e todo o quarto distrito.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.