Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Agnaldo Meira faz balanço administrativo da Secretaria de Agricultura

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 10:00 | Política

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Juazeiro, Agnaldo Meira ao realizar balanço da sua pasta, pontuou algumas das ações realizadas durantes os dois anos de gestão, entre elas a inclusão do município no Garantia Safra (programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios), onde 796 agricultores de Juazeiro foram beneficiados com R$ 600,00 na safra 2009/2010, e 2.000 agricultores serão beneficiados com R$630,00 na safra 2010/2011.

Outro destaque foi o trabalho de repovoamento com 168 mil alevinos em barragens e açudes locais; além do programa de distribuição de mudas e grades realizada em 2010. “Tivemos grandes feitos durante os dois anos de gestão, quando cheguei à secretaria encontrei os trabalhos bem conduzidos devido à grande atuação do ex-secretário Jairton Fraga, estamos dando continuidade através de discussões sobre a consolidação do plano de reestruturação financeira para os fruticultores do Vale do São Francisco; da realização da Fenagri - maior feira da agricultura irrigada da América Latina; as resoluções de licenciamento ambientais; dentre outros”, informou. Agnaldo também deu ênfase à importância econômica da caprinovinocultura para a região e destacou as feiras realizadas anualmente nos distritos de Pinhões e Massaroca.

Ele falou sobre potencial agrícola do Vale do São Francisco e a importância nacional que o Mercado do Produtor possui. “Sei que temos muitos problemas, mas que estão sendo devidamente encaminhados. É preciso enfatizar que o entreposto passou de autônomo a parte integrante da administração municipal, e hoje ele é regulamentado e legalizado. Graças à administração do prefeito Isaac Carvalho o Mercado está com total transparência. Estamos realizando uma operação tapa buraco e em breve será iniciada a pavimentação asfáltica de todo o recinto. Os carrinhos padronizados também já é uma realidade e acredito que no final de fevereiro não existirá mais carroças circulando pelo entreposto”, esclareceu. 

Em seguida Agnaldo deu destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que foi implantado em setembro de 2010 no município e beneficiou cerca de 27 entidades socioassistenciais e cadastrou 48 agricultores familiares até dezembro. Por último, o secretário comentou sobre a assinatura do protocolo de intenções para a implantação de uma indústria de sucos naturais e concentrados, em Juazeiro, a Casa Valduga. “Estamos muitos felizes com as conquistas alcançadas para o nosso município”, disse o secretário, referindo-se à implantação da indústria.

Por Lene Radina Seadruma

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.