Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Hospital de Urgências e Traumas consolida melhoria e agilidade nos atendimentos realizados em 2010

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 22:00 | Política

O Hospital de Urgência e Traumas (HUT/UNIVASF) encerrou o ano de 2010 com considerável crescimento no número de atendimentos, além de investimentos para a melhoria e agilidade na prestação dos serviços. Segundo dados do censo hospitalar, somente no último ano o hospital recebeu 89.610 pacientes entre internamentos e atendimentos ambulatoriais. Também na produtividade do centro cirúrgico, os avanços foram perceptíveis: entre procedimentos de emergência e eletivas foram, em média, 8 cirurgias por dia, totalizando mais de 2.900 cirurgias ortopédicas, neurológicas, vasculares, urológicas, bucomaxilofaciais, pediátricas, plásticas corretivas e cirurgias gerais.  Ainda no último ano foram realizados na unidade 143.570 exames laboratorias e de bioimagem. 

Outros aspectos positivos que consolidam a melhoria no atendimento do hospital foram os investimentos feitos na aquisição de novos equipamentos pela Fundação Estatal Municipal de Saúde – FEMSAÚDE. O total de investimentos realizados em 2010 somou mais de R$ 600 mil para a aquisição de instrumentos cirúrgicos como desfibriladores, essenciais no auxilio a reanimação dos pacientes, além de carros para curativos, estojos para instrumentos, caixas cirúrgicas, pinças e tesouras cirúrgicas, totalizando mais de 700 itens. Além dos instrumentos cirúrgicos, a FEMSAÚDE também realizou a compra de um aparelho de ultrassonografia dopller, um arco cirúrgico e um aparelho de raio X, todos importados.  

E se os avanços do ano que se encerrou trouxeram grandes benefícios à população atendida pelo HUT, 2011 não deve ser diferente. Através de demandas junto aos Ministérios da Educação e da Saúde, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conseguiu recursos para a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada de última geração com 64 canais, mais um arco cirúrgico, mais um equipamento de radiografias e outros instrumentais importantes para a qualificação dos serviços da unidade, sendo que todos estes equipamentos deverão chegar ao HUT/UNIVASF em breve, tornando-o o hospital público mais bem equipado do Vale do Médio São Francisco.  

Segundo o diretor médico do HUT/UNIVASF, Dr. Paulo Saad, o hospital vivenciou um salto quântico no ano de 2010. “Fica bastante claro não só para nos que  participamos do hospital,  como para  os usuários que houve um salto qualitativo e quantitativo no atendimento que o HUT/UNIVASF presta. Vale ressaltar a qualificação dos médicos acrescida da entrada de residentes médicos e de enfermagem e uma maior contratação de profissionais. Todos estes fatores, quando somados, contribuíram sobremaneira para a melhoria do atendimento a população, permitindo o avanço técnico e na conduta terapêutica dos pacientes que utilizam nossos serviços. Foram marcos que testemunhamos e vivenciamos em 2010”, disse. 

Anne Santana- Assessoria de Imprensa HUT/UNIVASF

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.