Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Mais de 6 mil alunos da rede municipal de Petrolina farão provas do Saeb a partir desta segunda

publicado em 21 de Outubro / 2019 às 12:00 | Política

Depois de meses de preparação e expectativa, a partir de hoje, (segunda-feira, 21), a rede municipal de Petrolina iniciará a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A atividade em nível nacional, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, será realizada no município de 21 a 25 de outubro, e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em Petrolina, 6.364 alunos dos 5º e 9º anos da rede municipal irão participar.

Realizada a cada dois anos envolvendo todas as redes públicas do Brasil, a avaliação tem a proposta de extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta nas duas disciplinas. Todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental; da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

A secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, ressalta a importância da presença dos alunos nos dias das provas e do apoio de todos para alcançar bons resultados. "Contamos com o apoio das famílias nesse momento garantindo a presença dos nossos alunos durante toda semana. Com objetivo claro de garantir os direitos de aprendizagens dos estudantes, as equipes escolares desenvolveram um projeto pedagógico com muita qualidade, assim, os resultados positivos nas avaliações externas são consequências. A equipe técnica da Secretaria e nossas escolas são compostas por equipes extraordinárias, temos absoluta confiança que os números mostrarão a evolução, cada vez mais perto da educação pública de excelência, projeto do Prefeito Miguel Coelho compartilhado por toda nossa comunidade educativa", afirma.

Petrolina alcançou um ótimo resultado na última edição, realizada em 2017. O município superou as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação Fundamental, determinadas pelo Ministério da Educação, e obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes. Conseguiu nota 5.8, nos anos iniciais, ultrapassando a projeção que era de 5.0, sendo superior também à média de Pernambuco (4.8), do Nordeste (4.9) e do Brasil (5.6), Com a nota, a cidade se mantém com a pontuação maior do que a projetada para o ano de 2021 (5.6) e eleva os índices obtidos em 2015 (5.6).

Nos anos finais, Petrolina também se destaca com a maior nota entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes. Com 4.9, a cidade supera a meta projetada para o ano e ficou à frente de cidades como Caruaru, Olinda, Jaboatão e Recife.

Ascom - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.