'Operação Papai Noel' terá início no dia 18 de novembro e ações de segurança são definidas em Petrolina

23 de Oct / 2019 às 06h30 | Policial

A partir do próximo dia 18 de novembro, Petrolina receberá mais uma edição da Operação Papai Noel, desenvolvida através de uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

O objetivo é intensificar as ações de segurança pública na área central do comércio no período das festividades de final de ano, quando naturalmente o fluxo de consumidores aumenta tanto pelas compras de Natal quanto pelo pagamento do décimo terceiro. A Operação se estenderá até o dia 07 de janeiro.

Representantes do comércio varejista e autoridades das instituições de segurança estiveram reunidos discutindo sobre os detalhes da Operação, dentre eles, a logística que será utilizada. Uma das novidades nesta edição é que durante o período do evento, policiais deverão orientar a população sobre o programa Alerta Celular.

"No ponto fixo que ainda será determinado para a base da Operação, um computador servirá para cadastrar os telefones dos cidadãos neste programa que é desenvolvido pela secretaria de Defesa Social de Pernambuco e é bastante exitoso, sendo copiado, inclusive, por vários estados. Caso um telefone seja extraviado, roubado ou até mesmo perdido, a pessoa cadastrada entra no sistema, dá o alerta e os policiais militares do BIEsp e do 5o BPM poderão localizar este aparelho em posse de meliantes", explica o comandante do Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), tenente coronel André Luiz.

O presidente da CDL, Manoel Vilmar, agradece às forças de segurança pela parceria e reforça a importância da Operação Papai Noel. "Esta ação é tradicional e visa coibir o número de assaltos e furtos durante o período de festas de fim de ano, em que a população transita mais pela área comercial com aporte de recursos. Portanto, é preciso que sejam concentrados esforços no sentido de garantir mais segurança ao cidadão e aos lojistas".

Durante o período da Operação, os órgãos de segurança irão avaliar semanalmente a Operação, com o intuito de que o planejamento de efetivo e ações seja cada vez mais assertivo.

O presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro, reafirma o apoio do comércio varejista à iniciativa. "Reconhecemos o trabalho de todos os órgãos aqui representados, sobretudo quando sabemos os desafios que eles enfrentam na execução de suas atividades diárias. A presença das instituições de segurança pública em atuação na área comercial, possibilitam uma importante sensação de segurança para o transeunte, ao mesmo tempo que inibe a ação de meliantes. Desta maneira, mais uma vez, somos parceiros desta iniciativa que só tem agregado resultados positivos para todos nós".

Ascom CDL

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.