Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Crônica – ENCONTROS E REENCONTROS (V)

publicado em 27 de Outubro / 2019 às 23:00 | Espaço do Leitor

Realizou-se na AABB-Salvador, de 24 a 27/10, o V ENCONTRO DOS AMIGOS DE TODOS OS TEMPOS DE IRECÊ-2019, título consagrado pelos ex-funcionários que passaram pela Agência de Irecê do Banco do Brasil, desde a sua fundação em 1964. É impressionante o grau de emoções que irradia nesses eventos. O reencontro de todos é muito festivo e cheio de vibrante empolgação.

É impressionante ver a motivação que inspira tantos ex-colegas a se reunirem para um encontro de confraternização dessa expressão, após tantos anos de afastamento, cada qual vivendo uma nova realidade em suas vidas. E olhe que há atividades esportivas e culturais durante o Encontro!

Um evento dessa magnitude ganha ainda maior relevância ao lembrar que se trata de ex-funcionários hoje separados por grandes distâncias. Somente vínculos muito fortes, adquiridos pelo aprendizado e convivência, puderam inspirar tão intensa amizade, afeto e cumplicidade! E essa experiência profissional foi escrita sob a égide de uma empresa na grandeza de seus 211 anos de fundada: o BANCO DO BRASIL!

É importante registrar que por trás de tudo isso, tem uma Comissão Organizadora dedicada e concentrada em delinear todos os meandros de um Encontro dessa natureza, sempre imbuída em buscar e pensar em todas as alternativas que possam tornar realidade um sonho alimentado a cada dois anos.

Nessas ocasiões é gratificante ver como o diálogo é caracterizado pela troca de novas informações e experiências de vida, contingência natural do amadurecimento crescente de cada um. Não obstante os prazeres naturais permitidos pela aposentadoria, as conversas tendem a recordar sempre os bons momentos vividos quando na ativa na Agência de Irecê, muitos anos atrás.

Parabéns para esses jovens guerreiros que deram a largada para a vida profissional naquela Agência, então com 220 funcionários e Classe “B” ou segunda classificada no “hank” nacional, foi uma experiência que não tem preço. É gratificante saber que foram muitos os que depois se projetaram como Administradores de primeira linha – homens e mulheres -, até mesmo em nível internacional em vários países, e até Auditoria Internacional, o que é um exemplo digno de ser recordado e comemorado com a vibração que sempre vem acontecendo. Foi como se cada um tivesse cursado um MBA naquela agência. Não tenho dúvidas de que foi uma lição de vida para a grande maioria.

Não seria justo da minha parte enaltecer o sucesso dos seus funcionários, sem reservar uma palavra de reconhecimento e gratidão àquele que permitiu que os sonhos de tantos jovens se realizassem. É motivo de honra registrar para a história o nosso apreço e gratidão àquele que contribuiu para a formação moral e profissional e, sobretudo, ensinou exemplos de vida: BANCO DO BRASIL-AGÊNCIA DE IRECÊ-BA, fundada em 20/01/1964, há 55 anos! Homenagens especiais ao 1º. Gerente-Geral, fundador, Sr. Pedro Nunes de Lucena, “ïn memoriam”.

Tive a honra de ter começado a minha carreira funcional nessa Agência, em 1965, e para lá ter retornado como seu Gerente-Geral 20 anos depois 1985/1989), no ápice da sua história. Todo o mérito outorgo aos participantes dessa festa que agora se realizou na AABB-Salvador, durante o V ENCONTRO DOS AMIGOS DE TODOS OS TEMPOS-DE IRECÊ-2019. Minhas homenagens a todos esses que são os principais atores, além dos três Gerentes-Adjuntos da época: JOÃO EDISON SALETE DE AGUIAR (nosso grande poeta) e CLEBER GUIMARÃES, ambos presentes à festa, e ANTONIO SANTIAGO.

A todos os meus ilustres colegas daquela época áurea de nossa vida profissional, bem como os valorosos colegas de mais recente convivência, presto as minhas mais puras homenagens, dedicando-lhes uma poesia bem baiana do “Chiclete Com Banana”: VALEU DEMAIS, AMIGOS! QUE PENA, FICOU PRA TRÁS...

Autor:  Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.