Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Artigo - Eficiência e Inovação na Gestão da Saúde

publicado em 02 de Novembro / 2019 às 23:00 | Espaço do Leitor

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) promoveu em outubro, o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Serviço Público. Foram premiadas 10 práticas de excelência, sendo seis realizadas por servidores da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Afirmar que é um orgulho ver o trabalho dos servidores da Sesab reconhecido, conquanto premia a nossa vontade em oferecer serviços de saúde cada vez melhores para a população da Bahia, é apenas a face visível de um enorme esforço de gestão. Mesmo em equipamentos públicos do estado que não concorrem a qualquer premiação, estamos sentindo o reconhecimento espontâneo da população da capital e do interior, comprovando o acerto do Governador Rui Costa em investir, cada vez mais, na qualidade do serviço de saúde pública do estado.

Ao longo desses quase cinco anos de trabalho, expandimos e, sobretudo, qualificamos fortemente os serviços de saúde no interior do Estado. Na capital, investimos também em novas unidades especializadas e na eficiência da gestão. A ordem é qualificar o gasto. Gastar melhor. Não necessariamente gastar menos. De fato, muitas vezes gastamos mais. No entanto, o percentual do orçamento comprometido com as chamadas atividades finalísticas, quais sejam, as ações de saúde, versus o que é perdido nas atividades meio, em sua maioria burocráticas, hoje é bem maior do que quando iniciamos. Isso já pode ser sentido pela população, nas antes inacreditáveis 13policlínicas implantadas por todo o estado, sendo que ainda há outras seis em construção, pelos sete novos hospitais construídos, pelas dezenas de unidades hospitalares em processo de reforma, ampliação, modernização e aquisição de tecnologias de ponta. Estamos levando resolutividade a todas as macrorregiões de saúde da Bahia, de modo a garantir que 100% dos pacientes possam ser atendidos dentro da sua unidade geográfica, sem necessidade de regulação para outro hospital.

Para atingir as metas estabelecidas, contamos com o apoio de uma equipe de trabalho motivada, que inclui servidores estatutários, comissionados e terceirizados. Todos imbuídos da sensação de estarem a fazer algo de diferente e novo. Inovando. Pensando fora da caixa. Buscando novas formas de se entregar serviços de saúde. E isso faz toda a diferença.

Vale destacar o relevante papel que vem a desempenhar os órgãos de controle do Estado e da Sociedade. A maturidade do nosso Ministério Público e a evolução do Tribunal de Contas para uma corte menos punitiva e corretiva e mais propositiva e aconselhadora são fatos marcantes na evolução da eficiência da gestão da saúde.

Somente com a decisão política dos governantesem investir no social e a cobrança permanente da sociedade por maior respeito ao bem público, poderemos continuar seguindo no caminho que escolhemos trilhar.

Fábio Vilas-Boa - Secretário de Saúde da Bahia

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.