Estudantes de Petrolina aprendem sobre prazer da leitura durante Festival Itinerante no Parque Municipal

01 de Dec / 2019 às 13h00 | Política

Estimular nos estudantes da rede Municipal o prazer em ler. Esse foi um dos pilares do primeiro Festival Literário Itinerante de Petrolina realizado, nesta sexta-feira (29), no Parque Municipal Josepha Coelho. O evento foi a culminância do projeto Planeta Pequeno Príncipe que trabalhou ao longo do ano de 2019 com formações de professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em Petrolina. 

Mais de 300 crianças participaram das atividades acompanhados de mediadores. De forma lúdica e bastante divertida, a programação do festival conquistou a atenção da garotada, através de contação de histórias, brincadeiras, música e leitura de textos. O ambiente diferenciado do Parque foi o cenário perfeito para que os estudantes pudessem vivenciar as diversas formas de aprender sobre literatura.

O projeto coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apresenta uma proposta de trabalho de leitura e orientações de iniciativas didáticas a serem desenvolvidas respeitando as competências e habilidades de cada ano/série do Ensino Fundamental.

Para a secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, iniciativas como essa contribuem não só para o aprendizado dos alunos, mas também para o aprimoramento dos profissionais da Educação. "Garantir formação para o professor no contexto da literatura é primordial para efetivação da proposta na escola, que é de fato onde tudo acontece. Compete ao professor, a função de mediar a relação da criança com o universo literário. Projetos como esse oportunizam principalmente o desenvolvimento da linguagem, do exercício intelectual e emocional dos nossos estudantes, consolidando a Petrolina do Novo Tempo  como uma cidade leitora", pontua.

Ascom PMP - Foto: Alexandre Justino

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.