Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Petrolina encerra segunda etapa de vacinação contra o sarampo

publicado em 02 de Dezembro / 2019 às 13:00 | Variadas

A Prefeitura de Petrolina encerrou no último  sábado (30), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com foco nos adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estavam com a caderneta de vacinação em dia. A iniciativa visa atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, também previne contra caxumba e rubéola.

A movimentação foi tranquila nos postos de saúde da cidade no sábado, assim como em todo o decorrer dessa segunda fase, que teve início em 18 de novembro. O balanço da Secretaria de Saúde aponta que foram administradas, desde o início desta segunda fase, 2.589 doses.

Como a campanha é seletiva, não existe uma meta a ser batida, portanto, as unidades permanecem vacinando, uma vez que, a tríplice viral faz parte do calendário nacional. A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu em outubro, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

"Manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças. Apesar de sábado ter sido o último dia da campanha, a vacina está disponível durante o ano todo nas unidades de saúde do município. Caso não tenha sido imunizado, procure a unidade mais próxima e atualize seu cartão de vacina", destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. A Prefeitura de Petrolina reforça que não existem casos da doença na cidade.

Ascom Prefeitura Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.