Segunda edição do Pontes Flutuantes vai discutir a presença do ator em cena

04 de Dec / 2019 às 11h30 | Variadas

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o evento vai receber Carlos Simioni, um dos grandes nomes do teatro nacional 

Acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Petrolina (PE)e Senhor do Bonfim (BA), a segunda edição do projeto Pontes Flutuantes – Diálogos para cena. O evento, que propõe o intercâmbio cultural e troca de experiências entre artistas locais e grupos de teatro do Brasil e do Mundo, é realizado pela Cia Biruta de Teatro e esse ano traz como convidado o ator Carlos Simioni, do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.

A programação começa com a vivência “A presença do ator e o campo magnético”, mediada por Carlos Simioni, no Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Senhor do Bonfim, no dia 13 de dezembro. Em seguida, nos dias 14 e 15, acontecem a oficina “A Presença do Ator” e a demonstração do trabalho “Prisão para Liberdade”, no Sesc Petrolina.

“O Pontes Flutuantes nasceu não apenas como um espaço de formação e construção de intercâmbios culturais, mas também para alimentar, difundir e estimular a reflexão sobre a pesquisa e o fazer teatrais. Assim, em 2017, nós trouxemos para Petrolina e Juazeiro, Julia Varley e Eugênio Barba, do OdinTeatret (Dinamarca), e agora construímos novas pontes, com Carlos Simioni e com estudantes e professores do curso de Artes Cênicas da Uneb, que é nossa parceira nesse evento, junto com o Sesc”, conta o diretor teatral, ator e dramaturgo, Antônio Veronaldo, um dos responsáveis pelo projeto, frisando o objetivo principal do encontro é fortalecer a cena teatral da região.

Pontes Flutuantes – segunda edição

A segunda edição do Pontes Flutuantes dá continuidade ao diálogo sobre a antropologia teatral e a fisicalidade do ator, iniciada na primeira edição do encontro, em 2017. “Tanto a oficina como a vivência e a demonstração do trabalho trazem uma discussão sobre o teatro físico, a partir dos exercícios práticos e físicos que fazem com que o ator desenvolva o seu ofício no palco. Uma reflexão sobre o trabalho do ator, pensando o corpo como ferramenta, em um processo de entender o teatro para além da parte psicológica e do texto”, revela Cristiane Crispim, que também integra a organização do evento.

Durante a oficina “A presença do ator”, que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, das 9h às 13h, no Sesc Petrolina, os participantes terão a oportunidade de conhecer os últimos resultados das pesquisas que Carlos Simione vem desenvolvendo. “Será um curso prático, continuado. A cada dia uma técnica, sempre dando continuidade ao dia anterior. Os atores vão receber ferramentas para construir o campo magnético ou campo de energia, algo que é invisível, mais perceptível para o público. Será também um momento para um mergulho dentro de si mesmo para acessar e despertar o que está adormecido e expressar através do corpo poesia”, explica o convidado.

Já a demonstração do trabalho “Prisão para a liberdade”, no dia 15 de dezembro, às 19h, também no Sesc Petrolina, mostra o percurso de trinta e cinco anos de pesquisas com o Lume e com outros mestres do fazer teatral.

Para inscrições e mais informações, entrar em contato através do endereço eletrônico [email protected] ou pela página www.facebook.com/pontesflutuantes.

Programação

Vivência: “A presença do ator e o campo magnético”, com Carlos Simioni – (vagas preenchidas)

13 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 13h às 15h

Local: Uneb – Senhor do Bonfim (BA)

A vivência é um intensivo dos princípios trabalhados na oficina “A presença do ator”. Neste formato, serão feitos exercícios com os atores enquanto observadores assistem ao trabalho.  Carlos Simioni, ator pesquisador, abordará suas pesquisas desenvolvidas no Lume: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Nesta oficina serão trabalhadas a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos LUME durante 40 anos de pesquisa teatral.

Oficina “A presença do Ator”,com Carlos Simioni

14 e 15 de dezembro (sábado e domingo)

Horário: 9h às 13h

Local: Sesc-Petrolina (PE)

Investimento: R$ 100,00

Carlos Simioni, ator pesquisador, abordará suas pesquisas desenvolvidas no Lume: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Nesta oficina serão trabalhadas a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos LUME durante 40 anos de pesquisa teatral.

Escambo Cultural

14 de dezembro (sábado)

Horário: 16h

Local: Sala de Dança – Sesc-Petrolina (PE)

Momento de troca entre os participantes do evento em que os grupos e artistas individuais são convidados a apresentar uma cena curta ou um treinamento de seu trabalho.

Demonstração “Prisão para liberdade”, com Carlos Simioni

15 de dezembro

Horário: 19h

Local: Teatro Dona Amélia - Petrolina (PE)

Duração: 1h40min

Entrada: R$30,00

Classificação: 14 anos

Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas.

Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Ficha técnica

Concepção e atuação: Carlos Simioni

Apoio administrativo: Giselle Bastos

Design gráfico e fotos: Arthur Amaral

Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave

Realização: LUME Teatro

*Inscrições abertas até o preenchimento das vagas!

Mais informações: (74) 98825-5249

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.