Com investimentos da Codevasf, Médio São Francisco baiano terá parque de exposição de referência

02 de Jun / 2020 às 10h30 | Variadas

A comunidade Aguada Nova, no município de Lapão, no Médio São Francisco baiano, contará com uma estrutura própria para exposições, manejo de rebanhos e realização de eventos e demais atividades agropecuários que devem movimentar a economia local.

Com investimentos de mais de R$ 3 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está realizando as obras de construção do novo Parque de Exposições Antônio Paulo, que deverá ser uma referência para o mercado agropecuário regional.

“A construção do parque de exposição está sendo feita visando principalmente o melhoramento genético do rebanho, não só do município de Lapão, como também de todo o território, combinando com diversos equipamentos que valorizam o trabalho dos agricultores e potencializando sua valorização no mercado do produtor”, disse Luiz Alberto Souza, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

Souza acrescentou que o complexo contará com pistas de provas, viveiros de mudas, banco de sêmen, casa de farinha, áreas de eventos, pista de corrida para cavalos, restaurantes, área de exposição, pavilhões, baias e estacionamento.

A previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre deste ano de 2020. Os moradores locais destacam a importância do parque também para o esporte e o turismo na comunidade e no município, ressaltando a possibilidade de geração de renda para a população local.

“Eu acredito que Aguada Nova é uma comunidade que está sendo conhecida no mundo do turfe brasileiro e isso é muito importante. As pessoas que já estão vindo de fora para prestigiar os eventos trazem e ainda trarão muita renda”, afirmou Leonio Souza, conhecido como Léo Treinador, que é morador local e organizador de eventos de turfe.

“As pessoas devem ocupar hotéis, restaurantes, bares e consumir bastante, deixando muita renda para as pessoas da comunidade e também de Lapão. É uma renda muito importante. Além disso, é um parque completo, que também vai servir como parque de vaquejada e a tantos outros eventos. Vai gerar muitos empregos”, complementou Léo Treinador.

As corridas de cavalo atraem muita atenção na comunidade de Aguada Nova e no município de Lapão, mobilizando as pessoas. As imagens encontradas na internet evidenciam a presença maciça e a grande empolgação do público durante as provas disputadas no novo parque.

“Esse Parque Antônio Paulo, aqui em Aguada Nova, é de grande importância para o nosso município de Lapão, pois veio profissionalizar o nosso turfe, a corrida de cavalo, que acontece justamente na parte do parque que já está pronta. Já veio muita gente de fora trabalhar, gerando emprego. Muita gente não conhecia a corrida de cavalo profissional como está acontecendo agora. O parque será muito importante também para toda a região de Irecê, pois é o único desse porte”, destacou o morador Antônio Roberto, mais conhecido como Roberto da Fazenda Batuque.

“Esse parque só vem para melhorar o nosso município. Gera emprego, renda e faz o esporte crescer no município de Lapão, na região de Irecê, na Bahia e até no Nordeste. O parque já pode ser apontado como um dos melhores da Bahia e do Nordeste, mesmo ainda não estando concluído. Já tem uma parte funcionando, justamente a parte das corridas. Esse é um esporte que movimenta muita torcida”, complementou Antônio Roberto.

Ascom Codevasf Foto divulgação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.