Polícia Federal vai usar drones para monitorar eleições municipais de Juazeiro

28 de Oct / 2020 às 06h30 | Variadas

Nas eleições municipais de novembro, a Polícia Federal (PF) deverá usar drones para prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores., segundo reportagem da Agência Brasil.

De acordo com o órgão, mais de 100 equipamentos pilotados remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. A intenção é que os equipamentos sobrevoem as zonas eleitorais de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Uma equipe da Policia Federal vai receber a transmissão, em tempo real, de todas as imagens capturadas, o que viabilizar maior poder detecção de crime eleitoral. Além de Salvador, todas as cidades com unidades da Policia Federal na Bahia vão estar atuando nas zonas eleitorais de competência. São elas: Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar todas a eleição em todo território nacional, determinando a adoção as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas, informou o órgão. "O que é mais usual nas eleições é a boca de urna, o derrame de santinhos, a distribuição de brindes e a corrupção eleitoral", disse o delegado federal Belmiro Araújo.

Segundo a PF, as imagens captadas em municípios estratégicos devem ser transmitidas para uma equipe da corporação responsável pelo monitoramento dos aparelhos, para que sejam adotadas medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

O uso dos equipamentos também possibilita diminuir a presença física dos policiais e o contato com pessoas que não estejam envolvidas em situações criminosas, apontou o delegado. Em caso de constatação de crime eleitoral, as equipes devem seguir ao local indicado e os suspeitos devem ser conduzidos a delegacias da PF.

“Os drones são apenas mais uma ferramenta que vai permitir fiscalizar de forma mais rápida uma possível ocorrência e, por outro lado, chegar mais rápido para constatar eventuais infrações noticiadas por nós”, afirmou Araújo.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será sempre das 7h às 17h, no horário local.

redação redeGN com informações Agencia Brasil

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.