Como proteger o seu carro do calor durante uma viagem de férias

19 de May / 2021 às 15h55 | Variadas

Quando aparece uma possibilidade de viajar para longe de casa, deixando para trás o estresse do trabalho ou dos estudos, não há nada melhor do que pegar o seu veículo, mesmo sendo um carro pequeno ou uma picape, e sair dirigindo pelas estradas, em busca de um destino com clima de verão, para poder aproveitar belos dias de sol e de praia.

Esse tempo longe do lar pode ser uma experiência maravilhosa e inesquecível, no entanto, pode não ser essa maravilhosa toda para o seu carro, independentemente de ser um carro pequeno, grande, um Sedan, um SUV ou um 4x4. Enquanto a sua pele se bronzeia sob o sol, o seu veículo sofre com ele e com o calor!

Por esse motivo é muito importante prestar atenção às seguintes dicas, pois desse modo o seu veículo estará bem cuidado e protegido. É bom saber que um carro exposto aos raios solares, pode registrar uma temperatura do ar, dentro da cabine, de até 80ª centígrados, e nas superfícies que ficam expostas de forma direta ao sol, a temperatura pode chegar até uns 105º centígrados aproximadamente.

Mas os raios do sol podem fazer estragos na carroceria e até no motor do veículo. É justamente por causa disso que é bom cuidar do carro não só durante o verão ou clima quente, mas também durante o ano inteiro, especialmente se você mora numa região com altas temperaturas.

Dicas para jamais esquecer

  1. Conseguir evitar que o carro seja atingido diretamente pelos raios solares, é a primeira dica. Portanto, estacionando à sombra é a forma mais simples de você proteger o seu carro do calor. Tanto um modelo de carro pequeno quanto os modelos de carros grandes exigem esse cuidado. É claro que às vezes não é fácil conseguir um estacionamento longe dos raios do sol, mas você pode proteger o veículo colocando por baixo do para-brisas, por exemplo, um protetor solar especial, uma tela que pode ser adquirida em qualquer loja de venda de artigos automotivos. Desse modo, os raios do sol não pegarão diretamente no interior do carro.
  2. Faça polarizar os vidros das janelas. Vidros polarizados ajudam a diminuir o calor dentro do veículo, porque desse jeito só permitem o passo das ondas que geram luz. O tipo de polarizado (mais claro, mais escuro), além da qualidade, permitirá mais ou menos ondas de calor.
  3. O calor e os raios do sol podem estragar a tinta da carroceria. Por esse motivo, é aconselhável lavar e secar o carro a mão regularmente. Desse modo, você estará tirando a poeira da carroceria e também outras partículas que são as responsáveis pelas micro fraturas que, com o calor do sol, acabam ‘crescendo’ e estragando o carro.
  4. Uma recomendação importante para não esquecer é encerar a carroceria do seu caro, ou seja, aplicar uma boa capa de cera protetora. Desse jeito você estará evitando o deterioro da carroceria, porque esse tipo de cera ajuda a filtrar os raios UV.
  5. Para evitar que o painel comece a ter rachaduras por causa do calor, é bom limpá-lo com frequência, utilizando uma tela de microfibra, que ajudará a retirar a poeira que vai se acumulando ao longo do dia.
  6. Verificar a pressão dos pneus é outro item muito importante. As altas temperaturas colaboram para a perda de pressão, o que pode acelerar o desgaste dos pneus e, em consequência, colocar o carro em uma posição perigosa diante da possibilidade de um pneu estourar por conta desse desgaste. Verifique o manual do seu carro para saber qual é a pressão indicada para ele.
  7. Outro ponto fundamental é verificar o nível dos líquidos do motor, os níveis de óleo, o fluido de direção e o liquido dos freios.
  8. A bateria trabalha com muita força quando o sistema como o ar condicionado é acionado por um bom tempo por causa das altas temperaturas. Isso pode provocar um desgaste prematuro. Por esse motivo, é necessário verificar o estado da bateria, para ter certeza que continua funcionando corretamente.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.