Debate discute os possíveis impactos ao meio ambiente de Usina Nuclear com uso das águas do Rio São Francisco

27 de Aug / 2021 às 10h45 | Variadas

CONSTRUÇÃO DE USINA NUCLEAR EM PERNAMBUCO , QUAIS  OS IMPACTOS  PROVOCADOS AO MEIO  AMBIENTE ?
Com estimativa para ser instalada em Itacuruba, às margens do Rio São Francisco, o projeto para construção da usina, que teria seis reatores, pode custar um montante de R$ 30 milhões.

Desde o ano passado, a Igreja com apoio dos movimentos sociais, pesquisadores e artistas vêm provocando o debate alertando toda sociedade acerca dos riscos ambientais como a morte do Rio São Francisco e os possíveis vazamentos de radiação, por exemplo.

De acordo com a legislação brasileira, entre as exigências para aprovar os locais de futuras usinas nucleares está a avaliação dos estudos técnicos pelo governo e a submissão ao Congresso Nacional, a quem cabe aprovar ou não.  

No entanto, vale lembrar que a Constituição Estadual, no artigo 216, veda a construção de usinas nucleares em Pernambuco: "Fica proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes".

A preocupação também gira em torno do impacto social e econômico sobre as comunidades tradicionais que vivem na região. A cidade de Itacuruba, apelidada carinhosamente de "Jardim Sertanejo", tem pouco mais de 4,8 mil habitantes e fica a aproximadamente 470 km da capital pernambucana.

Serviço: Participação debate: 
NEY VITAL- JORNALISTA / MEMBRO DA REDE BRASILEIRA DE JORNALISMO AMBIENTAL

DEPUTADO ESTADUAL -ALBERTO FEITOSA (PSC-PE): O autor da PEC 09/2019, o deputado  defende a instalação da Usina Nuclear, entre os argumentos usados,segundo o deputado, "as vantagens econômicas trazidas pelo empreendimento, que deverá mobilizar um investimento de R$ 30 bilhões na região". Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2019, de autoria do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC), que prevê a alteração do artigo 216 da Constituição Estadual, garantindo as condições para a implantação de uma Usina Nuclear em Itacuruba, município localizado na região do Submédio São Francisco pernambucano.

PADRE LUCIANO AGUIAR, ATUAL COORDENADOR DAS PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE FLORESTA, QUE CONTEMPLA 12 MUNICÍPIOS DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Ele é contra a instalação da usina. 

Redação redeGN Foto João Zinclar

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.