Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

HDM realiza palestra sobre captação de órgãos

publicado em 17 de Maio / 2011 às 18:00 | Política

A importância da doação de órgãos e o seu processo de captação e transplante em Petrolina foram tema de uma palestra realizada na manhã desta terça-feira (17) no auditório do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. A pediatra do HDM Lílian Gondim, que também é a coordenadora da central de transplantes da macro região de Petrolina, ministrou a palestra para o corpo técnico e estudantes do HDM.

Ela revelou que em Petrolina no ano de 2011 foi registrada apenas uma doação de múltiplos órgãos até agora e que em 2010 foram apenas três. “As doações tanto aqui como em quase todo o país são muito poucas. Só no estado de Pernambuco existe uma lista de espera de três mil pessoas. Os principais impedimentos para isso são as famílias que muitas vezes não querem doar, ou alguma patologia que o falecido tenha e que o impede de ser doador”, destacou Gondim.

A médica destacou ainda que quando há o interesse por parte da família em fazer a doação de órgãos de um parente, a central de captação da macro região entra em contato com a central em Recife que rapidamente envia uma equipe médica para efetuar a captação. “Os órgãos doados são levados à Recife e atenderão à lista de espera, que é uma lista única. A exceção são as doações de córneas. Essas ficam na região e são doadas a pacientes daqui”, explicou.

Durante a palestra, foi apresentada a campanha do Governo do Estado, “Diga sim para salvar vidas”, que vai de 16 a 20 de maio com o intuito de conscientizar a população de todo o estado para a importância da doação de órgãos.

Ascom HDM

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.